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Vídeo: Cupra afina a aerodinâmica do novo Leon Competición

Marca revela o trabalho para encontrar o melhor desempenho aerodinâmico do seu desportivo
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A Cupra continua a preparar o Leon Competición para atacar os circuitos mundiais de velocidade e desta vez revela os detalhes do trabalho realizado no túnel de vento para aprimorar a aerodinâmica do novo desportivo da marca.

O objetivo deste trabalho é estudar a forma como o ar se move em redor de objetos sólidos. Os dados de resistência oferecidos pelo carro são apresentados nos ecrãs dos computadores e dessa forma, as centenas de números são interpretados e comparados até à menor variável para melhorar a aerodinâmica do veículo.

Cada milímetro de cada peça é fundamental, de forma a reduzir o consumo, aumentar a estabilidade, o conforto e a segurança.

Em ambiente controlado, o Leon Competición foi submetido a ventos frontais de até 300 km/h, estando a carroçaria equipada com sensores para recolha de dados.

"O ar move-se em círculos graças a um rotor de 5 metros de diâmetro equipado com 20 lâminas. Quando está em força máxima, ninguém pode estar dentro do recinto pois sairia, literalmente, a voar”, comenta Stefan Auri, engenheiro do túnel de vento.

Após a recolha dos dados, o trabalho passa pela comparação dos números anteriores de forma a alcançar os melhores resultados possíveis de aerodinâmica.

“Aqui medimos as peças à escala 1:1 com as cargas aerodinâmicas reais e podemos simular o contacto real com a estrada, e assim obtemos o resultado de como o automóvel se vai comportar em pista”, destacou o gestor de desenvolvimento técnico da Cupra Racing, Xavi Serra.

Após centenas de medições em túnel de vento, os responsáveis da Cupra Racing estão satisfeitos com os resultados alcançados pelo novo Leon Competición, face ao modelo que se prepara para ser substituído.

“Neste sentido estamos satisfeitos, reduzimos o arrasto e melhorámos o apoio aerodinâmico, sendo agora mais eficiente do que o modelo anterior, o que nos vai permitir melhorar os tempos registados em circuito", conclui Xavi Serra.

Os dados obtidos vão beneficiar os resultados e em pista do novo Leon Competición, para além de servirem para melhorar os novos modelos da Cupra.

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