Vídeo: “Supra mais rápido da Europa” perde controlo dos 1.500 cv e bate

Carro preparado pela TurboZentrum perdeu tração e ficou sem controlo
Texto
Toyota Supra A80 em drag race (reprodução YouTube TurboZentrum)
Toyota Supra A80 em drag race (reprodução YouTube TurboZentrum)

A empresa de componentes e modificação de carros TurboZentrum desenvolveu um Toyota Supra A80 com 1.500 cv e, desta vez, além de mostrar o poder de aceleração do ‘seu’ desportivo japonês – que designa como “o Supra mais rápido da Europa” – mostrou também que a falta de tração para tanta força pode ter consequências indesejáveis.

No vídeo partilhado, a TurboZentrum mostra o Supra de 1.500 cv no encontro de ‘drag races’ TTT realizado em outubro na pista de Lausitzring, na Alemanha. E mostra como a potência e preparação do carro foi de mais para as condições do asfalto e para a condução efetuada resultando num despiste a 220 km/h com algumas carambolas entre rails com consequências para o carro.

Numa citação do «Carscoops», a Turbozentrum explicou as razões do acidente na ‘drag race’: “A súbita mudança de faixa colocou uma séria ameaça mesmo na parte reta da pista. Isto aconteceu porque os [pneus] slick altamente especializados para ‘drag race’ não são desenhados para lidar com as forças geradas, o que levou o carro a oscilar de um lado ao outro. Combinado isto com o asfalto recentemente secado, o resultado foi uma perda de tração – provocando em última instância que a traseira do carro desportivo fugisse para fora da pista.”

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal