Novidades

Cupra leva o Formentor ao limite com o VZ5 de 390 cv

Crossover coupé recebe motor TSI de 5 cilindros para aumentar a performance
Texto
Cupra Formentor VZ5
Cupra Formentor VZ5

A Cupra revelou o Formentor VZ5 celebrando o seu terceiro aniversário em nome próprio com a versão mais poderosa da marca de performance da Seat, que terá uma edição limitada a 7 mil unidades com chegada ao mercado maracda para o último trimestre do ano.

O Formentor é o primeiro carro desenvolvido em exclusivo pela Cupra e o crossover coupé foi agora levado ao limite com um motor de 5 cilindros a debitar 390 cv de potência a dar corpo à sua designação ‘VZ’ que significa ‘veloz’.

O novo Cupra Formentor VZ5 é equipado com o motor 2,5 litros de 5 cilindros turbo com a potência máxima de 390 cv entre as 5.700rpm e 7.000 rpm e um binário máximo de 480 Nm logo disponível às 2.250 rpm.

O motor TSI de 5 cilindros é acoplado à caixa de dupla embraiagem DSG com comando 'quick shifting' das 7 velocidades. O Formentor VZ5 anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4.2 segundos e atinge e velocidade máxima de 250 km/h.

Com evoluções também quanto ao sistema de refrigeração, o VZ5 foi rebaixado 10 mm em relação à versão de 310 cv melhorando a sua agilidade. A dinâmica da condução é reforçada com o controlo adaptativo de chassi (com 15 níveis de amortecimento) e com a o sistema de tração integral 4Drive dispondo de travões Akebono com pinças de seis êmbolos e discos de 18”.

O design distingue-se pelas linhas específicas do capô longo e na grelha redesenhada do para-choques numa frente agressiva com um 'spliter' em fibra de carbono. O CUV de performance da Cupra tem os guarda-lama alargados para receber as vias de maiores dimensões e as jantes exclusivas de 20''. A traseira do VZ5 é sublinhada pelo difusor em fibra de carbono e pelas duas ponteiras de escape duplas cobreadas que reforçam personalidade e sonoridade.

Os bancos CUPBucket são colocados em plano baixo melhorando o espaço e a ergonomia (desportiva) num interior em que se destaca também o cokpit digtal com pouco botões e um ecrã tátil de infoentretenimento de 12''.

A conetividade inclui as plataformas Apple CarPlay ou Android Auto sem fios num sistema com comandos por voz. e, nas tecnologias de segurança, o destaque está no regulador de velocidade preditivo ou nos assistentes de manutenção na faixa ou de travagem de emergência.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel