Maserati apresenta o novo MC20: o desportivo da marca do tridente com 630 cv

  • Redação Autoportal
Novo modelo representa a entrada da marca italiana numa nova era

Após uma longa campanha de promoção, a Maserati revelou finalmente o seu desportivo MC20, que a marca italiana diz ser o início de uma nova era.

Totalmente produzido em Modena, o novo MC20 chega com um motor V6 com 3.0 litros e dois turbocompressores, montado numa posição central e que oferece 630 cv de potência às 7500 rpm e um binário máximo de 730 Nm a partir das 3000 rpm, que é combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem de oito velocidades, que envia força a potência para o traseiro.

A Maserati fez saber que a alma deste novo bloco é o inovador sistema de pré-câmara de combustão com duas velas de ignição. Uma tecnologia desenvolvida para a Fórmula 1, que tem como objetivo aumentar a eficiência e a reduzir as emissões.

Este sistema está disponível, pela primeira vez, num motor destinado a um automóvel de estrada, oferecendo níveis de potência e de binário sem precedentes.

O V6 montado no novo Maserati MC20 permite alcançar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,9 segundos e uma velocidade máxima superior a 325 km/h, segundo os dados da empresa.

O MC20 é um carro extremamente leve com menos de 1.500 kg e, graças à sua potência de 630 cv, é o melhor da categoria na relação peso/potência, com apenas 2,33 kg/cv.

Este recorde é alcançado através da utilização de materiais de primeira qualidade, explorando todas as potencialidades da fibra de carbono sem sacrificar o conforto do seu interior.

Com tudo isto a Maserati não esconde que o novo MC20 tem o DNA de um carro de corridas pensado para a estrada, estando dotado de um chassi monocoque desenvolvido em conjunto com a Dallara e feito de material composto de fibra de carbono com 4,67 metros de comprimento.

Com linhas fluídas e transições suave,sem apêndices móveis e com um discreto spoiler traseiro que melhora a 'downforce' sem prejudicar as linhas do MC20 que está está dotado de grupos óticos de orientação vertical à frente e horizontal atrás.

A suspensão conta com triângulos duplos em ambos os eixos, com amortecedores ajustáveis, e os travões da Brembo dotados de discos carbo-cerâmicos de 390 milímetros de diâmetro na frente e 360 milímetros nas rodas traseiras.

Antes de chegar ao interior, destaque para as portas que abrem para cima, que não são apenas incrivelmente bonitas, mas também funcionais e permitem o acesso a um interior com bancos Sabelt, uma consola central reduzida aos botões essenciais, um seletor de modo de condução, onde o condutor pode optar por cinco modos diferentes: Wet, GT, Sport, Corsa e ESC Off).

Para além disso o espelho retrovisor interno é digital, o volante desportivo conta com acabamento em couro e fibra de carbono, está dotado de patilhas para gerir a caixa de velocidades e dois botões.

Nota ainda para a nova geração do sistema multimédia MIA, que conta com dois ecrãs de 10,25 polegadas. Um deles para o painel de instrumentos e outro para o sistema de infoentretenimento localizado no painel central.

Para alem disso através do Maserati Connect, o condutor pode aceder a várias informações do MC20 através de um aplicativo para o smartphone.

No que toca a arrumação este é um modelo desportivo e por isso não pense em contar com grande espaço, contudo e como o motor está localizado numa posição central, o MC20 dispõe de um pequeno espaço dianteiro com um volume de 47 litros, e uma bagageira na traseira com 101 litros.

O novo Maserati MC20 vai estar disponível nas versões coupé, descapotável e 100% elétrico, não tendo sido revelado para já os dados técnicos da versão de zero emissões.

Para o lançamento, a Maserati desenvolveu, igualmente, seis novas cores para caracterizar o MC20: Bianco Audace, Giallo Genio, Rosso Vincente, Blu Infinito, Nero Enigma e Grigio Mistero. Cada  cor foi concebida, desenhada e desenvolvida exclusivamente para este modelo, e todas aludem a temas determinantes, onde se destaca uma forte referência ao Made in Italy, à identidade italiana e à terra, bem como uma ligada à tradição Maserati.

  • TEMAS:
  • Maserati

  • MC20

  • Superdesportivo

Veja mais