Tal como já acontece com diversas outras marcas de prestígio, também a Maserati tem um departamento de personalização com um nome italiano fora de série que consegue deixar a experiência ainda mais cativante. No caso da marca do tridente, o seu departamento de personalização chama-se mesmo Fuoriserie e adora produzir modelos únicos, à medida dos seus clientes mais exigentes.
O mais recente projeto tem o novo Maserati MC20 como base e está destinado ao embaixador da marca David Beckham, mas a sua inspiração vem mesmo da cidade de Miami, onde o jogador tem a sua própria equipa de futebol. Com a ajuda do Maserati Centro Stile, é o próprio David Beckham que assume o papel de designer da marca italiana, com o objetivo de personalizar este modelo desde a sua conceção.
O Maserati MC20, produzido em torno de um chassis monocoque em fibra de carbono e equipado com um moderno motor V6 com tecnologias herdadas diretamente do mundo da Fórmula 1, é totalmente produzido em Itália e não dispensa um luxuoso habitáculo em pele e Alcantara, com costuras bem visíveis e num tom de contraste.
E já que falamos em cor, voltamos a lembrar que a inspiração é a cidade de Miami e a equipa de David Beckham. Por essa mesma razão, a base do projeto é totalmente negra, com zonas brilhantes e outras matizadas. Todos os logos da marca e as designações do modelo têm um tom escuro, tal como as jantes e diversos outros detalhes. Mas há algumas exceções. O logo MC20 presente nas portas está pintado num tom rosa pastel, tal como acontece com as enormes pinças de travão do sistema de travagem da Brembo desenvolvido para este modelo.
A bordo, os assentos desportivos em pele e Alcantara também têm um tom escuro, mas as suas costuras são em cor-de-rosa. E nos encostos de cabeça, há um bordado tridimensional com o mesmo tom, a servir de contraste. Entre os assentos, na consola central, regressam os jogos entre o mate e o brilhante, mas é a chapa de identificação que mais desperta a atenção. Nela, o logo Fuoriserie é em rosa pastel, mas a zona inferior desta, e com um efeito no alumínio, diz apenas “For David”. Os italianos continuam a ser incríveis nestes pequenos detalhes.
Nas palavras de Klaus Busse, o responsável de Design da Maserati, “como designers de automóveis, a nossa missão é oferecer uma experiência holística”. “Este valor orienta a pesquisa estilística da nossa marca tornando cada Maserati singularmente reconhecível. O nosso programa de personalização é outro exemplo do objetivo da nossa marca de criar experiências singulares para os nossos clientes: A Maserati Fuoriserie é uma tela em branco, na qual os clientes da marca podem escrever as suas próprias histórias e desencadear a sua criatividade tornando os seus sonhos realidade. Desenhar esta edição especial MC20 com David, como com todos os nossos projetos Fuoriserie, é também uma ode ao passado da marca levando-nos de volta a uma época em que cada carro era construído à mão segundo os pedidos do cliente dando vida a uma peça única, uma verdadeira "fuoriserie", refere.