Novidades

Mégane eVision é o novo diamante 100% elétrico da Renault

Futuro Mégane terá por base a nova plataforma modular da Renault para os veículos elétricos
Texto

A Renault revelou nesta quinta-feira o Mégane eVision como o novo modelo que será o próximo marco no percurso da eletrificação desenhado pela marca francesa. O Renault Mégane eVision é um hatchback de segmento C 100% elétrico com base na plataforma modular CMF-EV.

Este ‘show-car’ revelado hoje com componentes dourados, que simbolizam a tecnologia de eletrificação da marca do diamante, introduz uma nova dimensão tripla nos planos emocional (design), da inovação (habitáculo) e da tecnológica (elétrica) numa “reinvenção”, nas palavras de Luca de Meo, o CEO do Groupe e Renault, do Mégane e da própria Renault.

A plataforma modular elétrica CMF-EV disponibiliza um compartimento do motor mais pequeno que, em conjunto com uma maior distância entre eixos e rodas posicionadas nos quatro cantos do veículo, permite reutilizar o volume em benefício da habitabilidade e do design (permitindo posteriormente aumentar a autonomia e diminuir o tempo de carga).

O motor elétrico de tração dianteira com uma potência de 160 kW (217 cv) e um binário de 300 Nm, permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de oito segundos. A bateria ultrafina de 60 kWh melhora a dinâmica e a eficiência, pois permite ao automóvel ser mais baixo. Com uma autonomia de 450 km (ciclo WLTP), os carregamentos rápidos (DC até 130 kW) permitem acumular energia para 200km em meia hora.

O Mégane eVision é mais curto do que um hatchback normal, melhorando a sua manobrabilidade urbana, mas os seus 4,21 metros (com 2,7 m de distância entre eixos) mantêm a habitabilidade de um segmento C, com um chassis retrabalhado e um centro de gravidade rebaixado pela instalação das baterias sob o piso.

O Mégane eVision de capô curvo e esculpido com rodas grandes e mais finais do que as habituais da sua categoria (jantes de 20 polegadas e pneus 245/40 ZR 20) funde as proporções compactas e a elevada distância entre eixos de uma berlina urbana com o design dos coupé integrando um spoiler na parte superior do tejadilho um difusor em alumínio sob o para-choques apresentando uma nova assinatura de luzes 3D.

E, segundo enfatizou Luca de Meo, o ’show-car’ Renault Mégane eVision apresentado hoje tem pouco para lapidar no que se viu, pois, já “é no aspeto 95% do que será o carro de produção”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano