Novidades

Nissan Z Proto: a marca do Z está de volta com caixa manual

Tradição desportiva ainda é o que era com transmissão manual associada ao bloco V6 biturbo
Texto

A Nissan revelou nesta madrugada o Z Proto reinventando para o presente o ícone da marca japonesa nascido em 1969. O mítico Z está de volta com o design de hoje colhendo a inspiração nos históricos 240 e 300 e apresentando-se com uma caixa manual de 6 velocidades: o novo Z mantém o espírito da condução desportiva com que nasceu preservando a relação única que condutor e o carro conseguem ter com a engrenagem de uma mudança.

O Nissan Z Proto foi apresentado não como um ‘concept’, mas, sim, como um carro já próximo da sua versão final. Desde já se sabe que a transmissão manual de 6 velocidades fulcral para manter este seu ADN cinquentenário de carro desportivo está associada a um bloco V6 biturbo.

O design exterior do novo Z bebe no mítico 240 a inspiração para lhe dar este capô longo com uma elevação central de nariz descendente com faróis também reminiscentes do original prolongando-se numa silhueta que desce ela também em relação à mais baixa linha de traseira (em relação ao capô) misturando a elegância com a descida do centro de gravidade.

A apresentação da cor amarela – com teto perto – remete também não só para o Z original como para o clássico 300, no qual o protótipo se inspirou quer no desenho das luzes traseiras quer no plano da inovação com. O interior combina o toque ‘vintage’ com a adaptação ao presente numa organização dos controlos digitais organizada em função do nível dos olhos do condutor, que passa pelos comandos no volante ou no ecrã de 12,3’’ do painel de instrumentos.

Com jantes de 19’’, elementos de fibra de carbono nos apêndices aerodinâmicos, um potente V6 biturbo, associado a uma caixa manual, o Proto anuncia uma nova etapa da Nissan na condução desportiva com um desempenho dinâmico em que o equilíbrio entre a agilidade e a potência prometem ser as do Z de sempre.

Posteriormente, na sequência da apresentação do Z Proto, a marca japonesa revelou que a nova geração do Nissan Z não virá para a Europa. Saiba porquê aqui.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano