Novidades

Novo Skoda Fabia cresce no espaço e na eficiência dos motores

Quarta geração do segmento B da marca checa fica maior e mais poupado
Texto

A Skoda apresentou a quarta geração do Fabia tornando o seu segmento B maior – e mais espaçoso – ao mesmo tempo que o deixou mais eficiente – e poupado – com motorizações mais evoluídas.

Com a nova plataforma MQB-AO em estreia, o novo Fabia beneficia no espaço interior como na aerodinâmica com um coeficiente de arrasto de 0.28, em complemento das proporções musculadas, no geral, e dos detalhes, em particular, como no alongamento do spoiler traseiro, ou nas novas jantes mais aerodinâmicas – que vão das 14 às 18’’

O aumento em comprimento e largura (não em altura) pretendeu dar ao Fabia um ar mais dinâmico, mas sem perder a sua essência, introduzindo uma série de detalhes no design de linhas fortes vincadas e também nas luzes – que são LED de série nos faróis dianteiros.

O novo Fabia cresceu relativamente à geração anterior 111 mm no comprimento, para os 4,108 metros, e 48 mm na largura, para os 1,780 metros estendendo a distância entre eixos para os 2,564 metros (mais 94 mm) – que é maior do que a da primeira geração Octavia.

Mais espaçoso para ocupantes e bagagem aumentando em 50 litros a capacidade de carga, para os 380 litros – até aos 1.190 com rebatimento dos bancos – o novo Fabia recebe materiais antes reservados a segmentos superiores melhorando a insonorização e estreando zonas de climatização independentes entre os bancos da frente e de trás.

Na tecnologia, o segmento B da Skoda recebe também um novo sistema de infoentretenimento disponível em várias opções começando de base com o Swing com ecrã tátil de 6,5’’ e rádio DAB. Entre os assistentes de segurança destacam-se os de estacionamento de manutenção na faixa, de ângulo morto ou o regulador de velocidade adaptativo.

As novas motorizações evoluídas da geração EVO tornam-se mais eficientes do que as suas antecessoras e mais potentes oferecendo um conjunto de cinco versões.

O motor de 1.0 litros atmosférico de 3 cilindros tem dois níveis de potencia: 64 cv e 79 cv. O 1.0 TSI tem potências de 94 cv e 127 cv. Estes dois blocos estão cingidos à caixa manual de 6 velocidades, com exceção para o mais potente, que dá direito a opção pela transmissão automática DSG de 7 velocidades.

É também com a caixa automática em exclusivo que está equipada a versão mais potente, com o motor de 1,5 litros TSI de 4 cilindros com 148 cv – e com desativação de cilindros para maior eficiência nos consumos.

A conjugação das novidades entre motores e aerodinâmica permitem ao novo Fabia, apesar de ter crescido, uma poupança de 0,2 litros a cada 100 km a uma velocidade de 120 km/h, por exemplo. O mais potente 1.5 TSI aponta a consumos de 5,6 l/100 km, enquanto os 1.0 situam-se num intervalo entre os 7,0 e 5,5 l/100 km.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”