Separação: Daimler Truck e Mercedes-Benz seguem caminhos paralelos

  • Redação Autoportal
  • 3 fev, 21:12
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim
Mercedes-Benz GenH2 Truck

Camiões e carros do grupo vão passar para empresas independentes

A Daimler anunciou a separação empresarial dos negócios industriais relativos aos camiões e aos outros veículos do grupo com a criação de duas companhias independentes.

Os camiões e autocarros do fabricante automóvel que engloba a marca Mercedes vão passar a integrar a nova Daimler Truck, que passará a ter gestão e governança independente e entrará na Bolsa de Frankfurt.

A Daimler revelou assim em mesma instância que vai passar a chamar-se “na altura apropriada” Mercedes-Benz englobando os carros de passageiros e os veículos comerciais do grupo.

“Estamos confiantes na força financeira e operacional das nossas duas divisões de veículos. E estamos convencidos de que gestão e governança independentes permitir-lhes-á operarm ainda mais depressa, investir de forma mais ambiciosa, apontar ao crescimento e cooperação e, assim, serem mais ágeis e competitivas”, afirmou Ola Kallenius o presidente do conselho de administração do grupo.

A Daimler Truck terá como objetivo assumido o desenvolvimento das tecnologias ‘zero emissões’ para aceleração dos planos estratégicos e reforço dos lucros. A empresa +e dona de sete marcas: BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star.

Esta separação entre companhas irá ser submetida a aprovação de uma assembleia extraordi´naria de acionistas no terceiro trimestre deste ano.

RELACIONADOS

Daimler e Volvo unem esforços para produzir pesados movidos a hidrogénio

Camião Mercedes de longo curso terá 1.000 km de autonomia em emissões zero

Vídeo: Mercedes-AMG Project One voa para a linha de produção

Vídeo: Mercedes mostra o EQS com a vetorização de binário em ação

Mercedes apresenta o EQA: o SUV elétrico com 420 km de autonomia

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS