Thornley Kelham revela o Jaguar XK European

  • Redação Autoportal
  • 27 abr, 17:30

Novo projeto desta linha inclui uma nova carroçaria em alumínio e uma atualização de tecnologia em termos mecânicos

A Thorney Kelham é uma empresa do Reino Unido especializada na recuperação e restauro dos mais elegantes automóveis do planeta, deixando-os num estado de concurso, que já marcaram presença em eventos como o de Pebble Beach ou o Royal Concours do Hampton Court Palace, mas também outros apoiados por uma equipa mais ligada à competição, que prepara modelos para provas históricas como a Mille Miglia ou o Targa Florio. E agora, a empresa acaba de apresentar o seu último projeto, o Jaguar XK European, que envolve mais de 5.000 horas de trabalho.

A linha “European” foi criada com o objetivo de trazer ícones do passado para uma era mais moderna e tecnológica. E no caso do novo projeto, foi usado um Jaguar XK original como base, mas que recebeu uma nova carroçaria em alumínio, desenhada por Paul Howse, o designer do McLaren P1, com um desenho mais musculado e poderoso, mas não menos elegante que o original.

PUB

Para começar, a linha de tejadilho é mais baixa, fazendo com que as proporções do carro fiquem mais elegantes, e depois disso, foi adicionada uma maior dose de curvaturas a diversas áreas da carroçaria, para que esta ficasse com uma imagem mais fluída e aerodinâmica. E para terminar, a secção traseira também foi um pouco mais alongada, acentuado o formato de gota.

PUB

O interior também foi modernizado, ainda que a sua imagem permaneça a mais aproximada ao modelo original. No entanto, há agora um assento mais baixo e uma posição de condução melhorada e também um tablier com uma faixa em alumínio da cor da carroçaria. Os mostradores da instrumentação continuam posicionados ao centro do tablier, mas numa posição mais elevada e são agora digitais. Além disso, com este novo modelo, passam também a existir elementos que estavam longe de marcar presença no modelo original, tais como os vidros elétricos, o ar condicionado, a direção assistida e diversas soluções em termos de equipamento multimédia, não faltando sequer uma ligação Bluetooth para o telemóvel.

PUB

Do lado mais mecânico da carroçaria, há agora suspensões de triângulos sobrepostos no eixo dianteiro, com amortecedores da Bilstein e molas da Eibach e foi instalado um diferencial autoblocante no eixo posterior e discos de travão ventilados em todas as rodas. Na frente, há um novo radiador em alumínio e novas soluções aerodinâmicas destinadas ao arrefecimento de diversos componentes, uma vez que o motor também recebeu diversas melhorias, oferecendo agora uma potência entre os 300 e os 340 cavalos, em vez dos 160 ou 220 do modelo original.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

A Skoda fez um restauro incrível num dos mais fabulosos modelos da sua história

Porsche 356 recebe restauro especial da Galpin Motors

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS