Novidades

Toyota Yaris é o Carro do Ano europeu

Citadino da Toyota conquistou o galardão pela segunda vez
Texto
Toyota Yaris
Toyota Yaris

O Toyota Yaris foi eleito o Carro do Ano Europeu de 2021. O modelo que ajudou a rejuvenescer a marca nipónica em 1999, está na quarta geração e conquistou o trofeu numa votação bastante disputada entre os sete modelos finalistas.

O Yaris ficou no primeiro lugar com 266 pontos, conquistando assim o seu segundo título de Carro do Ano Europeu, depois de ter alcançado o galardão pela primeira vez em 2000, batendo o Fiat 500 elétrico que foi segundo com 240 pontos, enquanto o Cupra Formentor foi terceiro com 239 pontos.

Já o Volkswagen ID.3, terminou na quarta posição com 224 pontos, na frente do Skoda Octavia, que foi quinto com 199 pontos. O Land Rover Defender com 164 pontos e o Citroën C4, com 143 pontos ocuparam as posições seguintes, na votação dos 59 jornalistas da especialidade de 22 países europeus.

Desta forma, o Yaris sucede assim ao Peugeot 2008, que conquistou o título de Carro do Ano Europeu em 2020.

O novo Yaris que utiliza a nova plataforma GA-B, conta com três motorizações a gasolina: 1.0 litros com caixa manual de cinco velocidades, o 1.5 litros, com caixa manual de 6 relações e a versão híbrida, também com motor a gasolina 1.5 litros, com caixa automática CVT.

O novo modelo híbrido usa a evolução mais recente da motorização eletrificada com o sistema full-hybrid de quarta geração da marca japonesa, proporcionando ao Yaris, segundo a Toyota, uma melhor economia de combustível, emissões mais baixas e uma capacidade muito superior de circular somente com energia elétrica, a velocidades mais elevadas e maiores distâncias.

Assim o bloco de 1,5 de 3 cilindros e 90 cv de potência a gasolina, junta-se a um motor elétrico de 80 cv, disponibilizando uma potência combinada 116 cv. Um segundo motor elétrico para ligar o motor a gasolina e para carregar a bateria em situações de recuperação.

Este sistema híbrido adota uma nova bateria híbrida de iões de lítio com um aumento na entrega da potência que permite uma aceleração mais rápida do veículo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal