Novidades

Primeiro elétrico da Lexus foi desenvolvido por mestres 'Takumi'

UX 300e é o primeiro modelo totalmente elétrico da Lexus
Texto

Com lançamento previsto para o final deste ano, o Lexus UX 100% elétrico combina o refinamento e o silêncio reconhecidos da marca com um comportamento dinâmico e o prazer da condução.

Trabalhando em estreita colaboração com os principais pilotos mestres da Lexus, os 'Takumi', a equipa de engenharia responsável pelo UX 300e desenvolveu um conjunto de novas tecnologias projetadas especificamente para oferecer uma experiência única de condução.

Na Lexus, o título 'Takumi' é concedido aos especialistas em determinada área, alguém que acumula, no mínimo, 60.000 horas de estudo e prática - o equivalente a 8 horas por dia, 250 dias por ano, durante 30 anos.

Entre as novidades do primeiro modelo 100% elétrico da Lexus, destaca-se o seu baixo centro de gravidade – possível graças à localização da bateria sob a carroçaria do veículo e do motor elétrico colocado na zona mais baixa do compartimento do motor - e à plataforma GA-C do UX, que é leve e que apresenta uma elevada rigidez torcional.

Conduzido, pela primeira vez, pelos famosos mestres pilotos Takumi em estradas e pistas de teste no Japão, a suspensão do UX 300e foi afinada em estradas europeias, para fornecer uma melhor regulação de amortecedores e molas, para otimizar o conforto e a eficácia em estrada.

Estas sessões de testes resultaram no desenvolvimento de amortecedores específicos, que proporcionam uma sensação linear de condução e controlam a postura do primeiro Lexus 100% elétrico.

Com base no feedback dos testes realizados foi adicionada uma cinta de reforço da direção à suspensão dianteira para obter uma sensação de condução mais direta e precisa. Este reforço, garante ainda uma superior capacidade de resposta na inserção em curva, conferindo ao UX 300e as características de condução refinadas e precisas esperadas de um Lexus.

Desenvolvidos especialmente para o novo UX 300e, os travões de disco ventilados dianteiros e traseiros, melhoram o desempenho de travagem deste primeiro Lexus 100% elétrico. Os pneus de 17 "e 18", também destacam a sensação de condução, silêncio e excecional estabilidade dinâmica.
 
Já o motor do novo UX 300 foi otimizado para uma condução urbana e por isso um novo sistema 100% elétrico de 150 kW (204 cv) que fornece aceleração linear sem esforço de 0 a 100 km em apenas 7,5 segundos, até uma velocidade máxima de 160 km/h.

As características de aceleração também foram otimizadas para se adaptarem a situações de condução urbana e por isso a Lexus revelou que em baixa aceleração, por exemplo, durante o pára-arranca, o controlo da velocidade é a prioridade, ao passo que em condições de aceleração média ou alta, em entrada aberta ou autoestrada, a aceleração é poderosa e contínua.

Os engenheiros da Lexus também desenvolveram uma nova e compacta transmissão, para oferecer ao novo UX 300e o melhor desempenho.

Para proporcionar uma experiência suave, mas responsiva, a nova Unidade de Controlo de Potência (Power Control Unit - PCU) do UX 300e permite uma condução sem esforço, com o mínimo de aceleração.

Para além disso e de forma a melhorar o desempenho em situações de pára-arranca da condução urbana ou viajar por estradas com curvas e contracurvas, a desaceleração do UX 300e pode ser controlada em quatro níveis, usando o seletor de mudanças localizados atrás do volante.

O Lexus UX 300e, vai chegar ao mercado nacional no primeiro trimestre de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos