Novidades

Volvo vai utilizar realidade aumentada

Varjo XR-1 vai permitir a avaliação dos protótipos da marca sueca
Texto

A Volvo Cars e a Varjo, empresa finlandesa de equipamento para realidade aumentada, apresentaram agora uma nova abordagem para a avaliação de protótipos, design e tecnologias de segurança ativa – o Varjo XR-1.

Desta forma, será possível, pela primeira vez, conduzir um automóvel real ao mesmo tempo que se utiliza um kit de realidade aumentada, adicionando elementos virtuais ou outras caraterísticas que pareçam reais não só ao condutor mas também aos sensores do automóvel, para fins de desenvolvimento. Esta é, até agora, uma proposta única na indústria automóvel.

O equipamento Varjo XR-1, fornece realidade virtual a uma resolução muito superior ao que existe atualmente no mercado. Assim, o XR-1 poderá reduzir, de uma forma radical, os períodos de desenvolvimento de novos produtos pois permitirá avaliá-los de uma forma quase imediata.

Quando comparado com o seu antecessor, o XR-1 adiciona câmaras de alta definição ao capacete e  utiliza realidade mista. Isso permite que os designers e engenheiros da Volvo Cars consigam "conduzir” os próximos modelos e avaliar as caraterísticas dos mesmos num ambiente de simulação muito antes de eles existirem. Isto faz com que a empresa consiga desenvolver os novos modelos com uma experiência de utilização o mais aperfeiçoada possível, numa fase inicial do desenvolvimento.

Esta parceria será ainda mais reforçada devido à decisão do Volvo Cars Tech Fund em investir na Varjo. Recorde-se que o Tech Fund representa o fundo de investimento da Volvo para as start-ups que demonstrem elevado potencial.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos