Hyundai apresenta serviço autónomo de transporte público

  • Redação Autoportal
  • 31 jul, 12:52

A Hyundai está prestes a iniciar os testes reais de um novo serviço público de transportes com condução autónoma, para já, apenas na Coreia do Sul

Assim que falamos em condução autónoma imaginamos logo os automóveis que se conseguem deslocar do ponto A ao ponto B sem a intervenção do condutor, ou aquelas situações em que já é possível tirar as mãos do volante numa viagem de autoestrada e deixar que o carro faça praticamente todo o trabalho.

No entanto, o mundo da condução autónoma consegue ser muito mais abrangente do que isso e também tem em vista utilizações mais práticas como a deste novo serviço que a Hyundai se prepara para colocar em fase de testes muito em breve.

PUB

Trata-se de uma nova opção de transporte público, num pequeno autocarro Hyundai H350 de quatro portas equipado com um completo sistema de condução autónoma de Nível 4, desenvolvido pelo centro de condução autónoma da própria Hyundai e que recebeu uma autorização governamental de circulação especifica para esta mesma finalidade.

O percurso previsto tem uma distância de 6,1 quilómetros desde o Complexo Governamental de Sejong ao Arboreto Nacional de Sejong e ao longo deste estão previstas 20 paragens ao longo da rota. O acesso ao serviço é feito através de uma aplicação no telefone, indicando a paragem em que o cliente se encontra. E depois, a RoboShuttle, como ficou conhecida esta Hyundai H350, calcula qual a melhor rota para ir ao encontro do seu cliente e também a melhor alternativa para o deixar no destino.

PUB
 Veja aqui também o projeto da Ford, Argo e Lyft nos EUA

A aplicação usada chama-se Shucle, misturando as palavras Shuttle e Circle e é o primeiro serviço de ride-pooling a ser lançado na Coreia do Sul, inicialmente na cidade de Sejong, mas já está previsto que este mesmo serviço se comece a estender a outras regiões.

PUB

Ainda não há informações de quando poderão começar testes na Europa.

Veja o vídeo da apresentação (em língua estrangeira)

Continuar a ler

RELACIONADOS

Veículos autónomos: Ford, Argo e Lyft preparam mil carros para Miami

Aliança BAIC e Baidu irá colocar mil táxis autónomos na estrada em 3 anos

Huawei revela planos para carro autónomo em 2025

Não se assuste pelo aspeto, o Aurrigo é o primeiro autocarro autónomo do Reino Unido

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS