Novidades

Hyundai apresenta serviço autónomo de transporte público

A Hyundai está prestes a iniciar os testes reais de um novo serviço público de transportes com condução autónoma, para já, apenas na Coreia do Sul
Texto

Assim que falamos em condução autónoma imaginamos logo os automóveis que se conseguem deslocar do ponto A ao ponto B sem a intervenção do condutor, ou aquelas situações em que já é possível tirar as mãos do volante numa viagem de autoestrada e deixar que o carro faça praticamente todo o trabalho.

No entanto, o mundo da condução autónoma consegue ser muito mais abrangente do que isso e também tem em vista utilizações mais práticas como a deste novo serviço que a Hyundai se prepara para colocar em fase de testes muito em breve.

Trata-se de uma nova opção de transporte público, num pequeno autocarro Hyundai H350 de quatro portas equipado com um completo sistema de condução autónoma de Nível 4, desenvolvido pelo centro de condução autónoma da própria Hyundai e que recebeu uma autorização governamental de circulação especifica para esta mesma finalidade.

O percurso previsto tem uma distância de 6,1 quilómetros desde o Complexo Governamental de Sejong ao Arboreto Nacional de Sejong e ao longo deste estão previstas 20 paragens ao longo da rota. O acesso ao serviço é feito através de uma aplicação no telefone, indicando a paragem em que o cliente se encontra. E depois, a RoboShuttle, como ficou conhecida esta Hyundai H350, calcula qual a melhor rota para ir ao encontro do seu cliente e também a melhor alternativa para o deixar no destino.

 Veja aqui também o projeto da Ford, Argo e Lyft nos EUA

A aplicação usada chama-se Shucle, misturando as palavras Shuttle e Circle e é o primeiro serviço de ride-pooling a ser lançado na Coreia do Sul, inicialmente na cidade de Sejong, mas já está previsto que este mesmo serviço se comece a estender a outras regiões.

Ainda não há informações de quando poderão começar testes na Europa.

Veja o vídeo da apresentação (em língua estrangeira)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel