Novidades

Aliança BAIC e Baidu irá colocar mil táxis autónomos na estrada em 3 anos

Projeto de mobilidade autónoma, com veículos elétricos sem condutor, já está em testes nas estradas da região chinesa de Xangai
Texto

O gigante tecnológico Baidu detentor do maior motor de busca na China estabeleceu uma aliança com o construtor estatal BAIC para construir mil veículos elétricos autónomos táxis nos próximos três anos.

De acordo com o comunicado da marca, esta parceria resulta no Apollo Moon um táxi inteiramente autónomo que deverá ser disponibilizado a operadores privados que queiram também ter acesso ao primeiro “robotaxi” chinês.

O Apollo Moon recorre à base do BAIC Arcfox o veículo elétrico do gigante chinês e toda a parte eletrónica, software e inteligência artificial, que permite a condução autónoma, será da responsabilidade da Baidu.

O BAIC Arcfox que serve de base ao projeto Apollo Moon (foto oficial)

O BAIC Arcfox possui dois motores elétricos com potência combinada de 163 kW e bateria de 93,6 kWh, que, de acordo com o site da marca lhe permite ter uma autonomia superior a 650 quilómetros. Desconhece-se se o Apollo Moon terá exatamente a mesma configuração.

Os primeiros carros estão já em testes em Xangai, desde o início de maio último, e, em breve toda a operação será alargada às principais cidades chinesas.

Huawei também quer ter carros autónomos

De acordo com notícias da Qianlong cada veículo poderá custar 480 mil yuan chineses (cerca de 62,5 mil euros), mas é de acreditar que as empresas de táxis geridas pelo governo chinês poderão ter acesso a preços diferentes.

A Baidu já tem vários concorrentes a testarem veículos de condução autónoma localmente

Consórcio Didi-Geely (Volvo) com veículo em testes

Não é ainda claro quando é que a produção destes veículos possa ter início, mas a Baidu manifestou interesse em ter os “robotaxis” prontos e funcionais a tempo dos Jogos Olímpicos de Inverno que se irão realizar em Beijing em 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano