Novidades

Só o tamanho não muda: novo Audi A6 e-tron é uma revolução

Novo modelo elétrico da Audi estreia plataforma e essa é só uma ponta da tecnologia que aí vem...
Texto

A Audi apresentou o Audi A6 e-tron concept no Salão de Xangai anunciando uma revolução na gama de veículos elétricos com este fastback de 4 portas. Em relação ao A6 ‘convencional’, o novo modelo ‘zero emissões’ de Ingolstadt só não muda nas dimensões e assenta numa plataforma em estreia que irá ser a base para os próximos veículos elétricos da marca alemã.

O concept A6 elétrico mantém os 4,96 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,44 m de altura como os seus parentes com motor de combustão, mas as diferenças deixam-se logo ver no estilo Sportback assumido. A nova plataforma ‘Premium Platform Electric’ (PPE) abre o caminho elétrico por natureza...

O Audi A6 e-tron concept contará com dois motores elétricos gerando uma potência de 350 kW (470 cv) e 800 Nm de binário e com uma bateria de 100 kWh de capacidade. Nas suas especificações dependendo das versões, a Audi adianta desde já que o A6 e-tron poderá ultrapassar os 700 km de autonomia (ciclo WLTP) e que o mais potente deles fará os 0-100 km/h em menos de 4 segundos (as versões de entrada na gama fá-lo-ão abaixo dos 7 segundos).

A plataforma PPE abraça uma tecnologia de carga de 800 V e, como o e-tron GT, o A6 elétrico estará habilitado a fazer carregamentos com potências até 270 kW. Em postos de carregamento rápidos, o A6 e-tron consegue ficar com uma autonomia superior a 300 km em apenas 10 minutos ou precisará de menos de 25 minutos para carregar a bateria dos 5 aos 80%.

Com o design fastback a refletir o trabalho em túnel de vento, a Audi assinala que o A6 e-tron tem um coeficiente de resistência aerodinâmica de 0.22 – um valor “sem precedentes no segmento C eletrificado”.

Neste corpo “monolítico” esculpido para não ter superfícies pontiagudas e assente em jantes de 22’’, os elementos característicos dos veículos elétricos da Audi vão-se multiplicando desde os sublinhados a negro às câmaras retrovisoras exteriores passando pela grelha Singleframe tapada.

A nova pintura ‘Hellosilver’ vai para além do plano cromático e não apenas proporciona um efeito de profundidade 3D em relação às formas do carro, como cumpre uma função ambiental de redução de energia: esta pintura consegue refletir parte da radiação térmica durante o dia inibindo a sua entrada no veículo e dispensado o ar condicionado para arrefecer o ambiente.

A evolução e-tron do A6 prossegue na iluminação juntando às formas esguias das luzes dianteiras e traseiras as tecnologias Digital Matrix LED e OLED, respetivamente, e passa também pelas projeções no solo depois de abrir as portas, ou mesmo antes para avisar quem circula da parte de fora do veículo, ou para sinalizar mudanças de direção, por exemplo.

Os faróis dianteiros, em concreto, têm uma qualidade tal que conseguem projetar numa parede um jogo que os ocupantes estejam a fazer, até a alguns metros de distância do carro – via smartphone –, enquanto esperam que carregue a bateria

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal