Novidades

A autoestrada do norte A1 também já possui os primeiros dois pontos de carregamento rápido e ultrarrápido

Novos carregadores ultrarrápidos de 150 kW possibilitam o carregamento dos carros elétricos com até 100 km de autonomia em apenas 10 minutos
Texto
Dois novos pontos de carregamento ultrarrápidos já estão instalados na A1
Dois novos pontos de carregamento ultrarrápidos já estão instalados na A1

Já estão operacionais na A1, autoestrada do norte, os primeiros dois pontos de carregamento rápido e ultrarrápido que surgem no âmbito de uma parceria entre a BP, a Brisa e a EDP Comercial, enquadrados na rede Via Verde Electric.

Os carregadores foram instalados na Área de Serviço de Santarém, no sentido Norte/Sul, uma localização estratégica entre as duas principais cidades do país, Lisboa e Porto. Os equipamentos escolhidos são dos mais modernos e inovadores do mercado e são os primeiros ultrarrápidos da EDP e BP em parceria em Portugal.

A Brisa, em outra parceria, com a Ionity e a Cepsa já tinham inaugurado recentemente uma rede de carregamento elétrico Via Verde Electric instalando os primeiros quatro postos ultrarrápidos numa autoestrada nacional (como reportamos aqui).

Com o carregador ultrarrápido, de 150kW, é possível carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia em menos de dez minutos, diminuindo de forma significativa o tempo de paragem. Foi também instalado um carregador rápido, de 50kW, que permite o carregamento simultâneo de duas viaturas, em AC e DC.

Até ao final do ano deverão ser instalados carregadores ultrarrápidos, na A1 e na A2. Todos os equipamentos estarão ligados à rede pública MOBI.E. Os espaços destinados à mobilidade elétrica estarão devidamente identificados junto às áreas de serviço Colibri, fazendo parte da Via Verde Electric, a nova rede de pontos de carregamento rápidos e ultrarrápidos que a Brisa está a implementar nas suas autoestradas.

Este conceito junta os principais operadores do setor num esforço coletivo pela evolução do carregamento público em Portugal e será um passo fundamental na descarbonização do país e um contributo essencial para a mobilidade elétrica.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”