Concept EV9 prevê a nova geração dos Kia elétricos mais aventureiros

  • Redação Autoportal
  • 30 abr, 17:30

Ainda é um protótipo, mas o Concept EV9 da Kia já nos mostra um pouco de como será uma versão SUV na mesma linha do EV6

A Kia é uma das marcas que nos tem mostrado diversos avanços no mundo dos automóveis elétricos, através de soluções que realmente nos mostram que estamos a avançar. A entrada em comercialização do novo EV6 fez-nos acreditar que um novo mundo prometido está mesmo a materializar-se em algo que podemos realmente experimentar e trazer para a nossa rotina.

Com o Concept EV9, a Kia mostra o próximo passo, que é o adaptar esta tecnologia mais recente ao tão concorrido mundo dos SUV, que ainda continua a ser um dos mais desejados em diversos mercados. O ponto de partida é a nova plataforma E-GMP do grupo em que a Kia se insere destinada em exclusivo a automóveis 100% elétricos e que já provou estar à altura de diversos desafios neste novo mundo eletrificado. Mas para o EV9, surgem também suspensões que melhoram a altura ao solo e um formato de carroçaria mais de acordo com o espírito mais aventureiro de um SUV.

PUB

De facto, é precisamente neste capítulo do visual que o EV9 se destaca. Ainda que seja um protótipo, a verdade é que não nos parece muito longe de um modelo de produção. E se tivermos em conta algumas das criações mais recentes da marca, até ficamos a achar que a estética da versão final não se vai afastar muito da deste concept.

PUB

Os volumes bem definidos mostram uma frente muito arrojada e uma secção traseira não menos original, sendo que ao longo dos seus quase cinco metros de comprimento e mais de dois de largura, é o habitáculo que ganha o maior destaque, pelas ideias inovadoras que inclui. As três filas de bancos podem-se mover e transformar, mudando o ambiente a bordo, desde o “Active Mode”, destinado a oferecer a melhor experiência ao condutor e passageiros quando o carro está em movimento, até ao “Pause Mode” e o “Enjoy Mode”, mais pensados para quando o carro está parado.

PUB

No primeiro, a configuração dos assentos faz com que os da terceira fila e os da primeira fiquem virados um para o outro, enquanto os lugares da segunda fila se transformam numa mesa e transformam o habitáculo numa pequena sala, iluminada por um teto panorâmico de grandes dimensões. O segundo modo foi mais pensado para as pessoas que gostam de apreciar diversos dos cenários oferecidos pela natureza, mas sem abandonar o interior do carro, num dia de chuva por exemplo, ou qualquer outro. Neste caso, as três filas de assentos também mudam de posição, mas ficam direcionadas para a parte de trás do carro, permitindo que a porta traseira se abra e nos permita apreciar cenários além do habitáculo do EV9.

PUB

Ainda que não estejam definidas quaisquer datas, a chegada da versão de produção do Concept EV9 já está prevista para o próximo ano no mercado europeu, sendo de esperar mais detalhes sobre esta opção ao longo dos próximos meses.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Nova geração do Kia Niro aposta num desenho diferente e disruptivo

Novo SUV: Primeiros esboços do Kia Sportage versão 2022

O novo Kia EV6 irá poder partilhar a energia

Kia revela a gama nacional do novo crossover elétrico EV6

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS