Novidades

Futuro Porsche Macan elétrico já saiu para a estrada

Teste digitais sustentáveis dão agora lugar ao desenvolvimento em ambiente real
Texto

A Porsche apresentou pela primeira vez os protótipos do Macan elétrico que será uma realidade para os seus clientes dentro de um par de anos. O futuro SUV compacto da marca alemã em versão zero emissões saiu para a estrada para começar agora os milhões de quilómetros a percorrer em ambiente real depois de já ter feito inúmeros em espaço virtual.

Os protótipos digitais – modelos computacionais que replicam as propriedades, sistemas e conjuntos de propulsão – permitem aos engenheiros simular uma série de categorias de desenvolvimento, como a aerodinâmica, a gestão de energia, a operação ou a acústica identificando e resolvendo conflitos de design até então desconhecidos.

O trabalho digital dos engenheiros começa pela aerodinâmica sendo o baixo arrasto aerodinâmico fundamental no novo Macan totalmente elétrico para assegurar uma elevada autonomia, pois até detalhes nas condutas de arrefecimento podem fazer a diferença.

“O mundo digital é indispensável para o desenvolvimento do Macan totalmente elétrico,” afirma o diretor de desenvolvimento aerodinâmico da Porsche, Thomas Wiegand.

Novos métodos permitem agora uma simulação muito precisa tanto da aerodinâmica como da termodinâmica combinando os protótipos virtuais com cenários do mundo real desde uma fase inicial.

O desenvolvimento de um ecrã completamente novo em formato “seat box” replica o ambiente em torno do condutor ‘trazendo à vida’ ainda em fase inicial de desenvolvimento o ecrã, o conceito de operação e as alterações que podem acontecer durante uma viagem antes de o primeiro habitáculo físico ter sido construído.

A par do trabalho técnico permitido, o desenvolvimento e os testes em formato digital não poupam apenas tempo e custos, mas preservam também recursos e, por isso, incrementam também a sustentabilidade. E o processo de refinamento virtual não termina com a saída dos protótipos físicos para a estrada.

As descobertas de condução real serão reintegradas no desenvolvimento digital e é também por isso que, como refere o administrador da Porsche Michael Steiner, “os testes de resistência em circuitos fechados e nas vias públicas em condições reais continuam a ser indispensáveis para garantir que a estrutura do veículo, a estabilidade operacional e fiabilidade do hardware, software e todas as funções vão ao encontro dos padrões de elevada qualidade”.

“Tal como o Taycan, o Macan totalmente elétrico, com a sua arquitetura de 800 volts, irá oferecer a E-Performance típica da Porsche. O Macan totalmente elétrico será o modelo mais desportivo no seu segmento.”

O lançamento no mercado do Macan totalmente elétrico – o primeiro Porsche a ser construído sobre a plataforma Premium Platform Electric (PPE) – está planeado para 2023. Mas ainda antes, já neste ano de 2021, o atual Macan com propulsão convencional vai ter “um sucessor”, como garantiu Steiner.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal