Novidades

Nova geração do Kia Niro aposta num desenho diferente e disruptivo

Próxima geração do crossover não só terá um desenho mais arrojado, como será muito mais evoluída e totalmente eletrificada
Texto

Prestes a chegar ao mercado nacional, a próxima geração do Kia Niro será mais uma das opções da marca destinadas a acelerar a transição da sua gama para uma nova era mais sustentável e eletrificada. Vai incluir uma gama de motorizações para diversos gostos, todas elas eletrificadas e sem qualquer opção que inclua gasóleo na equação.

A base dos sistemas híbridos estará a cargo do motor a gasolina de 1,6 litros, com 141 cavalos. Mas depois, a versão híbrida acrescenta um motor elétrico com 44 cavalos, em conjunto com uma caixa de velocidades automática de dupla embraiagem e seis relações para a frente. A marcha-atrás foi dispensada, ajudando a reduzir o peso do conjunto, sendo esta manobra agora sempre efetuada em modo elétrico e sem emissões.

Para a versão híbrida plug-in, o motor térmico e a caixa de velocidades são os mesmos, mas o motor elétrico tem uma potência de 84 cavalos e oferece uma autonomia máxima de 65 quilómetros em modo puramente elétrico.

Quanto à opção BEV da gama, ou seja, o Niro 100% elétrico, a configuração muda um pouco. O motor oferece uma potência máxima de 204 cavalos e é alimentado por uma bateria de 64,8 kWh, que consegue ser carregada dos 10% aos 80% em apenas 43 minutos num carregador rápido. A autonomia máxima declarada pela marca ronda os 463 quilómetros, mas os valores finais ainda não estão determinados.

O ponto mais disruptivo do novo Niro, no entanto, está mesmo relacionado com a sua estética. A Kia tem inovado bastante na questão do design, conseguindo resultados mais apelativos, ainda que algo arrojados, e o novo Niro não é exceção. O desenho das óticas dianteiras encaixa-se por baixo de uma grelha superior que quase cobre toda a largura da secção dianteira e já inclui as luzes de condução diurna, também com um novo desenho. E agora, na versão elétrica, a tomada de carregamento está instalada mesmo no centro da secção dianteira para um acesso mais simples.

Lá atrás, as óticas assumem uma posição mais vertical, que se encosta à faixa vertical que forma a lateral do pilar traseiro do Niro e que conta sempre com uma tonalidade neutra, independentemente do tom escolhido para a carroçaria, ainda que este possa ser personalizado ao gosto do cliente. E para completar o visual, a nova geração do Kia Niro terá disponíveis jantes de liga leve entre 16 e 18 polegadas de diâmetro com um desenho específico no caso das versões híbridas, com o objetivo de melhorar a aerodinâmica.

A bordo, conseguimos reconhecer diversos elementos que pertencem à nova geração de modelos da Kia. O desenho do volante é igual ao do EV6 e também está presente um comando rotativo da caixa de velocidades, numa larga consola central que inclui generosos espaços de arrumação, uma zona destinada ao carregamento do telemóvel, sem fios, e o botão principal, destinado a iniciar ou a desligar o sistema elétrico, ou híbrido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente