Novidades

Porsche lança o elétrico Taycan Sport Turismo: cinco versões a partir dos 90 mil euros

Novo modelo faz síntese entre argumentos das duas versões já existentes
Texto

A Porsche adicionou uma terceira variante à gama elétrica Taycan fazendo o lançamento deste novo modelo com cinco versões cujo preço de arranque está no patamar dos 90 mil euros. O novo Porsche Taycan Sport Turismo junta-se agora à inicial berlina desportiva com que a marca alemã fez a estreia do seu primeiro 100% elétrico e à variante Cross Turismo que lhe sucedeu.

O Taycan Sport Turismo faz assim uma síntese entre argumentos dos seus dois antecessores para combinar a performance em estrada da berlina com a versatilidade do Cross – do qual replica o design no seu estilo sportback, mas sem os elementos vocacionados para todo-o-terreno.

Mais alto 45 mm na traseira do que a berlina, o Sport Turismo oferece também o aumento de espaço na bagageira dependendo do sistema de som que equipar o carro. Nas duas versões mais elevadas, o sistema Bose Surround é de série e faz o espaço ficar nos 405 litros (são 407 no Taycan), mas com o inicial pacote Sound Plus antes de opções nas outras versões o espaço de carga vai até aos 446 litros. Com os bancos traseiros rebatidos (na proporção 60:40), a capacidade sobe para os 1.212 ou 1.171 litros, respetivamente.

Destacando as opções do Taycan Sport Turismo, a Porsche introduz um novo tejadilho com um controlo elétrico da luminosidade. A superfície está dividida em nove secções que podem ser controladas individualmente na transparência e na opacidade (sem escurecer o interior do veículo neste último caso).

O sistema de assistência ao controlo remoto de entrada e saída de um espaço de estacionamento (Remote Park Assist) também está no leque das opções, mas o Porsche Communication Management já integra de série para o Taycan (desde a última atualização do modelo) as plataformas Android Auto e Apple CarPlay tando também melhoradas as funcionalidades de comandos por voz, cálculo de trajetos e planeamento dos carregamentos.

A versão GTS será a primeira a chegar ao mercado no final de fevereiro e as outras quatro estão previstas para meados de março a partir dos seguintes preços já anunciados:

-Taycan Sport Turismo, 240 kW (326 cv): 90.247 euros

-Taycan 4S Sport Turismo, 320 kW (435 cv): 111.850 euros

-Taycan GTS Sport Turismo, 380 kW (517 cv): 138.484 euros

-Taycan Turbo Sport Turismo, 460 kW (625 cv): 159.943 euros

-Taycan Turbo S Sport Turismo, 460 kW (625 cv): 194.383 euros.

O novo modelo elétrico da Porsche oferece dois tipos de baterias com a de maior capacidade a permitir carregamentos dos 5 até aos 80% em 22 minutos e 30 segundos. Esta bateria Performance Plus só é de serie a partir do GTS.

O Taycan Sport Turismo (de tração traseira) oferece a opção pela bateria Performance Plus e 280 kW (380 cv) de potência, enquanto a opção pelo Taycan 4S Sport Turismo (já com a tração integral) com a bateria de maior capacidade oferece 360 kW (490 cv).

Na aceleração 0 -100 km/h, o Porsche Taycan Turbo S Sport Turismo consegue fazer 2.8 segundos, enquanto o mais autónomo é a versão 4S com capacidade para fazer 498 km entre carregamentos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente