A BMW anunciou o final da produção do i8, o seu primeiro modelo híbrido plug-in lançado em 2014.
Apresentado em 2013 juntamente com o i3 lançando a eletrificação da fabricante alemã, o BMW i8 assumiu a visão futura da marca na forma de um desportivo de 2+2 lugares com tração integral e portas de abertura vertical.
E com requinte na sua conceção estética e tecnológica sendo o primeiro modelo do mundo com faróis laser.
Com uma estrutura de baixo peso, beneficiando dos componentes em fibra de carbono e em alumínio, a BMW criou um carro com menos de 1.500 kg numa distribuição por eixo de 50:50 e uma aerodinâmica que assegura um coeficiente de arrasto de 0.26 Cd.
Ao Coupé, a BMW juntou mais tarde a versão Roadster, assim como fez evoluir o motor de combustão 1,5 litros de 3 cilindros com tecnologia TwinPower Turbo para os 154 cv de potência aplicados ao eixo traseiro.
O motor elétrico evoluiu para os 105 kW (143 cv) de potência dada ao eixo dianteiro.
A potência conjunta de um carro que assegura logo 250 Nm de binário imediato no arranque é de 374 cv. O BMW i8 atingiu os patamares de acelerações dos 0 aos 10 km/h em de 4.4s para o Coupé e em 4.6s para o Raodster – com respetivas autonomias elétricas de 55 km e 53 km.
A BMW quer ter 25 modelos eletrificados em 2025. Com mais de 20 mil unidades vendidas nestes seis anos, o i8 termina o seu papel precursor em abril deste ano.
E já tem lugar reservado no museu da marca como um “clássico do futuro”.