Novidades

SUV compacto híbrido: está revelado o novo Toyota Yaris Cross

Novo modelo é uma derivação do Yaris 'hatcback' com ares de RAV4
Texto

A Toyota apresentou nesta quinta-feira o Yaris Cross Hybrid. Este é o novo SUV compacto híbrido da marca japonesa posicionando-se no segmento B da categoria com um destino determinado: a Europa, onde também será produzido.

O novo Toyota Yaris Cross é o segundo modelo da marca a ser fabricado com base na plataforma GA-B destacando-se pela elevação em relação ao solo, pela tração integral inteligente (AWD-i) e com a quarta geração da tecnologia híbrida Toyota - após a estreia pelo seu irmão Yaris mais velho do sistema híbrido 1.5.

O novo motor de 1,5 litros, de 3 cilindros a gasolina de ciclo Atkinson, com 116 cv de potência, reduz a fricção e as perdas mecânicas e otimiza a velocidade de combustão resultando num aumento do binário em rotações mais baixas e em melhorias nos consumos. A eficiência térmica deste motor é de 40%.

Orgulhosa também de apresentar o “único” B-SUV híbrido com um sistema de tração integral inteligente (AWD-i), a Toyota frisa que o seu sistema de tração elétrico – acionado automaticamente quando as condições de aderência diminuem – é mais compacto e mais leve do que os equivalentes mecânicos melhorando os consumos e as emissões.

No novo Yaris Cross de tração apenas dianteira (FWD), o registo de emissões de CO2 começa nos 90 g/km; e no de tração integral (AWD-i) começa nos 100 g/km, em ciclo NEDC – estes dados ainda provisórios são correspondidos em 120 g/km e 135 g/km, respetivamente, no ciclo WLTP.

Com o conceito ‘pequeno-grande’ no que respeita ao design e ao espaço, o Yaris Cross apresenta-se como um “SUV em pequena escala” com uma posição de condução elevada, espaço interior e com uma dimensão compacta para a mobilidade urbana. O Cross cresce em relação ao Yaris ‘hatchback’ em todas as dimensões exteriores (comprimento: 4.180 mm; largura: 1.765 mm; altura: 1.560 mm) mantendo a mesma distância entre eixos: 2.560 mm.

Prático e versátil, com a possibilidade de rebaixamento da bagageira (através do subsolo da mala) para mais espaço de carga – com hipótese de utilização destas variantes em simultâneo pela divisão do espaço em duas partes e oferecendo cintas para prender objetos evitando o seu deslizar pela mala –, o Yaris Cross será também dotado dos sistemas de segurança e assistência â condução Toyota Safety Sense.

Guiando-se pelas palavras-chave “robusto” e “minimalista”, a Toyota concebeu um veículo quer compacto quer ágil com o ar SUV destacado nas grandes cavas quadradas das rodas com para-lamas salientes recebendo jantes até às 18’’.

Desenhado e desenvolvido para a Europa, o Toyota Yaris Cross Hybrid será produzido em França com um volume de 150 mil unidades por ano. O objetivo é atingir uma quota de mercado nos B-SUV de 8%. A chegada está marcada para 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos