Novidades

APDCA defende carteira profissional para o setor dos usados

Em defesa dos consumidores e com o objetivo de oferecer mais transparência, a APDCA defende a criação de uma carteira profissional
Texto
Stand Automóvel (Associated Press)
Stand Automóvel (Associated Press)

No seguimento da promulgação pelo Presidente da República do Decreto da Assembleia da República que estabelece um quadro complementar de prevenção e combate à atividade financeira não autorizada e proteção dos consumidores, a APDCA (Associação Portuguesa do Comércio Automóvel) defende a criação urgente de uma carteira profissional para o sector do comércio de automóveis usados.

O objetivo desta carteira está em proporcionar uma melhor clareza e transparência em todas as transações e negócios, onde, por vezes, surgem falsos “particulares” e diversos negociantes que atuam à margem do que está especificado na lei, com um risco bastante elevado que acaba por ser quase sempre suportado pelos consumidores.

Uma maior transparência em todas as transações efetuadas seria sempre bem-vinda por ambas as partes, uma vez que também acabaria por incutir uma maior dose de credibilidade a todo o sector e uma maior confiança por parte dos consumidores no momento de tomar uma decisão. Além disso, a existência de uma carteira profissional também acabaria por diminuir o risco de fraude fiscal e a consequente perda de receitas para o Estado.

A criação de uma carteira profissional é atualmente a maior frente de batalha da APDCA, uma vez que a associação acredita nos seus argumentos e no impacto positivo que uma medida deste género poderia trazer a este sector. Por essa mesma razão, a APDCA já fez chegar uma carta de sensibilização sobre o tema a todas as Bancadas Parlamentares com representação na Assembleia da República, potencializando a sua implementação o mais rápido possível.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias