APDCA defende carteira profissional para o setor dos usados

  • Redação Autoportal
  • 19 nov, 11:01
Stand Automóvel (Associated Press)
Stand Automóvel (Associated Press)

Em defesa dos consumidores e com o objetivo de oferecer mais transparência, a APDCA defende a criação de uma carteira profissional

No seguimento da promulgação pelo Presidente da República do Decreto da Assembleia da República que estabelece um quadro complementar de prevenção e combate à atividade financeira não autorizada e proteção dos consumidores, a APDCA (Associação Portuguesa do Comércio Automóvel) defende a criação urgente de uma carteira profissional para o sector do comércio de automóveis usados.

O objetivo desta carteira está em proporcionar uma melhor clareza e transparência em todas as transações e negócios, onde, por vezes, surgem falsos “particulares” e diversos negociantes que atuam à margem do que está especificado na lei, com um risco bastante elevado que acaba por ser quase sempre suportado pelos consumidores.

PUB

Uma maior transparência em todas as transações efetuadas seria sempre bem-vinda por ambas as partes, uma vez que também acabaria por incutir uma maior dose de credibilidade a todo o sector e uma maior confiança por parte dos consumidores no momento de tomar uma decisão. Além disso, a existência de uma carteira profissional também acabaria por diminuir o risco de fraude fiscal e a consequente perda de receitas para o Estado.

PUB

A criação de uma carteira profissional é atualmente a maior frente de batalha da APDCA, uma vez que a associação acredita nos seus argumentos e no impacto positivo que uma medida deste género poderia trazer a este sector. Por essa mesma razão, a APDCA já fez chegar uma carta de sensibilização sobre o tema a todas as Bancadas Parlamentares com representação na Assembleia da República, potencializando a sua implementação o mais rápido possível.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Saiba onde vão estar os radares na semana de 15 a 21 pois «quem o avisa...»

Exportação de componentes para automóveis continua em queda

AUTOvoucher: descubra aqui como ter os descontos e quais os postos aderentes

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS