Novidades

Apesar da pandemia, Toyota regista recorde de lucros

Depois de ano histórico, a Toyota demonstrou a sua eficiência com lucros e vendas recorde no primeiro trimestre do ano fiscal
Texto
Toyota, sede nos EUA (foto: divulgação)
Toyota, sede nos EUA (foto: divulgação)

Apesar de um ano que vai ficar na história pelas suas inúmeras dificuldades, a Toyota conseguiu ultrapassar a pandemia a nível global, mas também a escassez de microchips e conseguiu registar lucros recorde no último trimestre.

Graças a uma forte dinâmica de vendas e um controlo elevado de custos, mas também superando os mais variados desafios na produção para manter o fornecimento de automóveis para toda a sua rede de vendas, a Toyota conseguiu fechar o primeiro trimestre fiscal a 30 de junho com um lucro operacional de 997,4 biliões de ienes (cerca de 7,7 mil milhões de euros), isto face a um valor de 13,9 biliões de ienes (107 milhões de euros) registados no ano passado, no momento em que o sector automóvel foi também atingido pelos efeitos económicos derivados do surto de COVID-19 a nível mundial.

 

Estes resultados contrariam a tendência que se vinha a verificar e traduziram-se numa margem de lucro de 12,6 por centro no último trimestre, face ao valor de 0,3 do ano anterior. Além disso, a Toyota refere ainda que o seu rendimento líquido quintuplicou, para um valor próximo dos 900 biliões de ienes, um outro recorde neste primeiro trimestre fiscal, que viu ainda as receitas subirem cerca de 72 por centro, para um valor de 7,94 triliões de ienes, qualquer coisa como 61 mil milhões de euros.

Veja também os planos da Toyota para a sustentabilidade

Em termos de vendas globais, o crescimento foi de 49 por cento, o que representa um número de 2,76 milhões de unidades comercializadas. Mas a Toyota refere que este número podia ter ficado cerca de 100 mil unidades acima, principalmente devido à pandemia, mas também à escassez de microchips necessários na produção de automóveis novos. E refere ainda que as vendas ainda poderiam ter aumentado um pouco, caso os inventários disponíveis não estivessem programados tão à justa, estando já a trabalhar com os concessionários dos Estados Unidos para melhorar este ponto.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente