Novidades

Brisa já tem os primeiros postos de carregamento ultrarrápido em autoestrada

Via Verde Electric já está em funcionamento com postos de 350 kW
Texto
Via Verde Electric
Via Verde Electric

A Brisa, a Ionity e a Cepsa inauguraram nesta semana a rede de carregamento elétrico Via Verde Electric instalando os primeiros quatro postos ultrarrápidos numa autoestrada nacional.

Os primeiros quatros postos de carregamento ultrarrápido, com uma potência de 350 kW, estão instalados nas áreas de serviço de Almodôvar, no quilómetro 193 da A2, nos sentidos Algarve-Lisboa e Lisboa-Algarve.

Os carregadores da Ionity “são compostos por tomadas do modelo standard europeu (Combined Charging System), utilizado pelos carros elétricos atuais e futuros” e estão “disponíveis 24 horas por dia”.

Em comunicado conjunto sobre a inauguração da rede Via Verde Electric, é adiantado que a parceria entre a Brisa, a Ionity e a Cepsa prevê a instalação de “doze postos de carregamento ultrarrápido nas áreas de serviço de Barcelos, na A3, de Estremoz, na A6, ambos em maio, e em Leiria, na A1, em julho”.

A Brisa destaca também que “até ao verão de 2021 será possível atravessar Portugal, de norte a sul, sem emissões de carbono com a rede Via Verde Electric, que vai contar com 82 postos de carregamento elétrico em 40 áreas de serviço, com soluções de carga rápida (de 50 kW) e ultrarrápida (de 150 kW a 350 kW)”.

A aliança entre a Ionity e a Cepsa na mobilidade elétrica vai também “permitir atravessar as fronteiras de Portugal e Espanha num carro elétrico” com a cobertura das “principais estradas urbanas portuguesas e espanholas, assim como as ligações rodoviárias ao continente europeu, com postos de carregamento ultrarrápido localizados em pontos estratégicos nos principais corredores peninsulares”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal