Jaguar Vision Gran Turismo SV passa do mundo virtual para a realidade

  • Redação Autoportal
  • 27 dez 2020, 12:11

Modelo de competição conta com quatro motores elétricos e debita 1.903 cv de potência

O Jaguar Vision Gran Turismo SV foi criado para o famoso jogo Gran Turismo, e passou agora para a mundo real.

O protótipo à escala real foi construído pela Jaguar Design para mostrar a interpretação mais radical de um carro de corridas da Jaguar totalmente elétrico, tendo por base Vision GT Coupe revelado em 2019, e combinando referências de design de modelos como o C-type, D-type, XJR-9e XJR-14.

PUB

O Vision Gran Turismo SV foi totalmente projetado no mundo virtual com aerodinâmica otimizada, testada e comprovada usando ferramentas de simulação de última geração.

Este modelo superdesportivo está dotado de quatro motores elétricos desenvolvidos pela Jaguar Racing que permitem debitar uma potência combinada de 1.903 cv (1.400 kW), para acelerar dos 0 aos 100 km/h em 1,65 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 410 km/h.

A alimentar os quatros motores elétricos está uma bateria de iões de lítio de última geração que está alojada na parte inferior da estrutura leve e rígida do Gran Turismo SV, oferecendo desta forma um centro de gravidade baixo e uma distribuição de peso que a Jaguar diz ser quase perfeita.

PUB

A silhueta elegante do Vision GT Coupé é claramente reconhecível no protótipo real do Gran Turismo SV, incluindo a curvatura dos para-lamas inspirados nos C-type e D-type.

O novo protótipo da Jaguar apresenta-se com 5,54 metros de comprimento, o que representa um aumento de 861 mm face ao Vision GT Coupé, uma alteração que segundo a marca é motivada pela maior aerodinâmica deste modelo.

PUB

O recurso aerodinâmico mais eficaz desenvolvido para o GT SV é a sua asa traseira desdobrável, inspirada nos modelos das corridas de resistência da marca, como o XJR-14.

A marca britânica revelou que Vision Gran Turismo SV conta com um coeficiente aerodinâmico de 0.398, um valor notavelmente baixo para um carro de corridas, e gera 483 kg de ‘downforce’ a uma velocidade de 322 km/h.

Apesar de ter revelado o Vision Gran Turismo SV em tamanho real, a Jaguar adiantou que não está nos seus planos produzir este modelo.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Jaguar Vision Gran Turismo: um carro virtual e 100% elétrico

Jaguar assinala 60 anos do E-Type com edição especial F-Type Heritage

Jaguar apresenta o novo F-Pace SVR que chega mais rápido e luxuoso

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS