Novidades

Porsche mostra carros que nunca tínhamos visto

Modelos que nunca saíram da gaveta chegaram agora a livro
Texto

A Porsche decidiu publicar um livro com o design de carros criados entre 2005 e 2019, os quais foram mantidos em segredo até agora.

‘Porsche Unseen' é o título do novo livro com 328 páginas no qual a marca mostra alguns projetos foram desenvolvidos nos últimos 14 anos, entre os quais se contam algumas surpresas como a versão de estrada do protótipo 919 Hybrid LMP1 de Le Mans ou a interpretação moderna do 550 Spyder.

“Os concepts visionários são o alicerce deste sucesso: oferecem um conjunto de ideias sobre o design Porsche de amanhã e combinam a nossa forte tradição com as tecnologias pioneiras do futuro”, sublinhou Oliver Blume, presidente do conselho executivo da marca germânica.

Dos protótipos agora revelados, destaque para o 919 Street, que foi desenvolvido com base numa tecnologia utilizada no Porsche 919 Hybrid, prometendo a emocionante experiência de condução do modelo de competição da categoria LMP1 disponível para pilotos amadores.

Sob a carroçaria surge a monocoque em carbono e um poderoso sistema de propulsão híbrido de competição com 900 cv que ajudou o Porsche 919 a alcançar numerosas vitórias em Le Mans. As dimensões e a distância entre eixos são as mesmas do modelo de competição.

Todos estes trabalhos foram criados no mesmo estúdio, o Style Porsche, num trabalho que envolveu mais de 120 designers especialistas em interior, exterior, cores e materiais, produtores de modelos, modeladores e engenheiros que trabalham no Porsche Design Studio.

O construtor de automóveis desportivos apresenta visões sobre 15 diferentes veículos. Os estudos mais recentes cobrem os segmentos 'Spin-offs', 'Little rebels', 'Hyper cars' e 'What’s next?'. Desta forma, a Porsche oferece uma imersão exclusiva pelos seus processos de design – desde o primeiro rascunho até ao modelo pronto para a produção.

Com o seu habitáculo espartano e purista, a caraterística grelha do radiador sobre o motor central, elementos gráficos em vermelho e barbatanas na traseira, o compacto Porsche Vision Spyder, desenhado em 2019, evoca claramente o Porsche 550-1500 RS Spyder de 1954. Ao mesmo tempo, o estudo teve a intenção de desenvolver a identidade do design da marca germânica e proporcionar um conjunto de ideias para futuros detalhes – por exemplo, o ultra-moderno roll bar.

Já o Porsche Vision “Renndienst”, desenhado em 2018, é a interpretação livre de um concept espaçoso para a família, capaz de transportar até seis pessoas. A equipa de design criou um “space shuttle“ futurista com proporções entusiasmantes.

O estudo demonstra como o ADN do design da Porsche pode ser transferido de um segmento desconhecido para a marca. No interior, os passageiros encontram um habitáculo confortável e modular. O condutor senta-se em posição central. A tecnologia totalmente elétrica está localizada sob a carroçaria. Como resultado, os passageiros podem desfrutar de um generoso e inesperado espaço combinado com a experiência Porsche.

Neste livro da Porsche estão ainda alguns hipercarros, que nunca passaram do desenho, como o protótipo 917 Living Legend, concebido para celebrar os 50 anos do 917 numa exposição no museu da marca.

O modelo com o número 23 nas portas foi criado em apenas seis meses e é uma criação moderna do carro com o qual a marca alemã conquistou as suas primeiras 24 Horas de Le Mans com Hans Herrmann e Richard Attwood ao volante.

Para a sua criação serviu de inspiração técnica o conhecido Porsche 918.

A marca de Estugarda junta ainda a esta história secreta de modelos que ficaram na gaveta, o Vision 918 RS, criado em 2019, que pretendia ser um sucessor do conhecido 918.

Este modelo, com o qual a Porsche pretendia estabelecer novos padrões na estrada e na pista, contava com uma carroçaria aerodinamicamente aperfeiçoada.

O Porsche Vision 918 RS, mais uma vez, pretendia estabelecer novos padrões na estrada e nas pistas de corrida.

Já o Vision 920, desenhado igualmente em 2019, tentava combinar a linguagem formal dos carros desportivos de rua da Porsche com o design funcional de um protótipo de corrida

Com o Porsche Vision 920, a equipe de design da Porsche tentou criar um hipercarro extremo. O corpo aerodinamicamente otimizado e o cockpit central confundem os limites entre a pista de corrida e a estrada.

Por seu lado o Vison E, mais não é que um projeto desenvolvido a pensar nos pilotos particulares de Fórmula E, que tem como base o Porsche 99X Electric, e que segundo a marca pretendia transmitir uma experiência de condução de tirar o fôlego.

Alguns destes carros, agora retratados no livro da Porsche, vão passar a estar integrados na exposição do museu da marca a partir de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos