Novidades

Golf R arranca em Portugal nos 56.780 euros antes de meter as jantes Estoril

Esta é a versão mais potente de sempre do icónico modelo
Texto

A Siva anunciou o preço do Volkswagen Golf R para o mercado português e o ‘hot hatch’ da marca alemã arranca nos 56.780 euros. Este é o preço de lançamento antes de começar a ficar mais ‘artilhado’...

Seguindo a tradição de ser o Golf mais poderoso da gama, o novo R também o é tornando-se agora a versão mais potente de sempre do icónico modelo da VW.

Superando todos os seus antecessores, o novo Volkswagen Golf R apresenta-se com uma potência de 320 cv e um binário máximo de 420 Nm. Mas esta versão estreia o sistema de tração integral 4Motion com vectorização de binário R-Performance no eixo traseiro que aumenta a dinâmica da condução desportiva, nomeadamente no controlo das ‘sub’ e sobreviragem.

“Enquanto o eixo traseiro normal distribui o binário numa proporção 50/50, o diferencial com vetorização de binário, equipado com duas embraiagens multidiscos, possibilita até 100% do binário na roda do lado de fora da curva. Isso permite aumentar significativamente a agilidade do Golf R em curvas”, refere Jonas Thielebein, engenheiro responsável pelo modelo.

Ultrapassando o preço de lançamento, o Golf R pode ainda ser equipado com um pacote opcional R-Performance que aumenta a velocidade máxima para 270 km/h.

Este pacote também inclui um maior spoiler traseiro, para o aumento da pressão aerodinâmica neste eixo, jantes de 19 polegadas com design Estoril e dois perfis de condução adicionais: Special (modo Nürburgring) e Drift.

A seleção do programa de condução é acedido pelo botão R no volante.

O programa Drift eleva a dinâmica de condução a outro nível e ainda mais o potencial da vetorização de binário tornando o carro o mais neutro possível. O binário máximo possível neste modo está disponível na roda localizada na parte exterior da curva.

O controlo de estabilidade (ESC) no modo Drift é definido de série como Sport; o que significa que os componentes eletrónicos de controlo do Golf R entram em ação num estágio muito avançado: ou seja, são alterados os parâmetros do ESC e a forma como é distribuída a força pelos dois eixos.

Os drifts reais, contudo, também são possíveis: só é preciso desligar o ESC.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias