I.D. Buzz Cargo: novo «pão de forma» elétrico terá versão comercial

  • Redação Autoportal
VW anuncia a I.D. Buzz Cargo

A Volkswagen «pão de forma» vai voltar e a marca alemã anunciou no salão de veículos comerciais de Hannover que a futura I.D. Buzz vai ter uma irmã comercial. Como diz o seu nome, a Vokswagen I.D. Buzz Cargo destina-se ao carregamento de mercadorias para além dos seus eventuais três ocupantes.

Como membro da família I.D., a Buzz Cargo tem por base o Modular Electric Drive Kit (MEB), que possibilita – dependendo do modelo e tamanho das baterias pelas quais se optar – atingir autonomias entre os 330 e os 550 km.

A VW «pão de forma» comercial difere da I.D. Buzz de passageiros apresentando um tejadilho solar cujo sistema fotovoltaico prolonga a autonomia atá 15 km, mas também nos para-choques e portas de abertura total traseiras.

O sistema interior de prateleiras para arrumação da carga dispensa a porta de correr do lado do condutor e o interior tem uma fila de bancos com o lugar do condutor ao lado de um banco de dois lugares; com o que fica no meio da fila a poder ser recolhido e a dar espaço para um computador integrado.

Ativado o modo autónomo, o volante recolhe para dentro do painel de instrumentos e o condutor pode virar o seu banco para ficar posicionado corretamente para a zona de operação do computador.

Não há cockpit no sentido convencional com a “informação principal” a ser projetada em 3D na direção da via através da tecnologia de realidade aumentada. “Outra informação” como os controlos de climatização, por exemplo, são apresentados num tablet.

Os “comandos principais” para a condução estão no volante cujo centro é um «touchpad» com várias funções e os retrovisores dão também lugar a câmaras.

Se for para cobrir distâncias curtas em cidade, a Volkswagen recomenda uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 48kWh, mas a capacidade pode ser aumentada até aos 111 kWh para cobrir as distâncias maiores.

O concept da I.D. Buzz Cargo apresentado em Hannover tem um motor elétrico de 150 kW (201 cv) e uma velocidade limitada aos 160 km/h.

Com uma capacidade de carga de 800 kg, o furgão do futuro VW dispõe também de uma tomada de 230V que fornece energia para ferramentas sem ter de recorrer a um gerador adicional.

O lançamento pode acontecer ainda em 2021.

Comentários

Veja mais