Na semana que passou, a Volkswagen of America anunciou a mudança de nome para Voltswagen of America, mas, afinal, isso não é verdade. Este ‘anúncio’ não foi mais do que uma mentira de 1 de abril feita com alguma antecipação.
O facto de a peta ter sido lançada a alguma distância do Dia das Mentiras e, sobretudo, ter sido dada como notícia verdadeira pela Volkswagen acabou por não cair lá muito bem...
A mudança para Voltswagen foi encenada como uma situação verdadeira apontando o caminho da eletrificação da marca – como aqui também noticiámos, com base em comunicado que já não existe – e depois reforçada com o motivo da promoção da chegada do VW ID.4 ao mercado.
We know, 66 is an unusual age to change your name, but we’ve always been young at heart. Introducing Voltswagen. Similar to Volkswagen, but with a renewed focus on electric driving. Starting with our all-new, all-electric SUV the ID.4 - available today. #Voltswagen #ID4 pic.twitter.com/pKQKlZDCQ7
— Volkswagen (@VW) March 30, 2021
O que caiu mal foi que esta ‘informação’ feita em antecipação na terça-feira 30 de março pela VW com o ‘espírito’ do Dia das Mentiras foi comunicada e assegurada como verdadeira e demorou a ser ‘desmentida’ oficialmente.
A Associated Press foi um dos órgãos noticiosos que recebeu o que chama de “falso comunicado” incluindo-se nos que o publicaram como notícia verdadeira já depois de terem garantido a confirmação “de que não era falsa”.
Esse desmentido da Volkswagen só aconteceu mais tarde no dia 30 de março quando a ‘notícia’ já circulava como verdadeira.
What began as an April Fool’s effort got the whole world buzzing. Turns out people are as passionate about our heritage as they are about our electric future. So whether it’s Voltswagen or Volkswagen, people talking about electric driving and our ID.4 can only be a good thing. pic.twitter.com/Rzx8mJgxkT
— Volkswagen (@VW) March 31, 2021
Para a Volkswagen, o mais importante deste episódio parece mesmo ser o falatório que se gerou e gera à volta da marca. Mas, já a AP ou o «The Washington Post», não deixam de questionar se, para uma marca que tenta restaurar uma imagem, especialmente nos EUA, danificada pelo escândalo ‘Dieselgate’, este será o caminho indicado...