Bell notification
Deseja receber notificações
autoportal.iol.pt
Permitir
Anular

Polestar motra novos detalhes do futurista Precept

  • Redação Autoportal
Precept: a visão do futuro da Polestar
Visão do futuro da Polestar passa pelo Precept
Novo protótipo antecipa a visão do futuro da Polestar

A Polestar, marca de performance elétrica do Volvo Car, revelou agora mais alguns detalhes do seu novo protótipo Precept, modelo que representa a visão do futuro da marca em direção a veículos cada vez mais tecnológicos e sustentáveis nos seus materiais.

O Polestar Precept é um grand tourer de quatro portas 100% elétrico com uma distância entre eixos de 3,1 m acomodando as baterias baixando a silhueta do carro e dando espaço aos ocupantes de trás.

As preocupações aerodinâmicas do estão destacadas quer na asa dianteira acima da Polestar SmartZone quer na traseira com asas verticais. A Polestar SmartZone é parte frontal do carro que alberga as tecnologias de segurança e assistência à condução, onde antes mandava o motor de combustão.

O Polestar Precept substitui os retrovisores exteriores convencionais por câmaras em braços aerodinâmicos, enquanto no interior o espelho é trocado por um ecrã digital, até porque não há vidro de atrás – O tejadilho é ele mesmo de vidro descendo até aos bancos traseiros.

Na dianteira, a grelha é substituída por aquilo que a marca apelida de Polestar SmartZone, que permite albergar os sensores e tecnologias de ajuda à condução. Colocados atrás de um painel transparente estão dois sensores de radar e uma câmara de alta-definição. Já a asa dianteira, integrada ao capot, melhora o fluxo de ar, reduzindo a turbulência.

A assinatura luminosa do ‘Martelo de Thor’ está presente em elementos separados para uma interpretação mais dinâmica e robótica.

Na traseira, destaca-se à faixa luminosa a toda a largura do Precept, que se estende para duas ‘lâminas’ verticais.

No interior o Precept está dotado de compósitos na parte posterior dos bancos e nos painéis, o que representa uma melhoria em relação aos materiais convencionais pois são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico quando comparados com estes últimos.

Alguns pormenores incluem ainda a utilização de materiais reciclados, como garrafas de plástico nas costuras dos bancos, rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais e, redes de pesca nos tapetes.

Estes materiais, combinados com arte digital, definem um novo conceito de luxo que em muito ultrapassa as convenções tradicionais de utilização de couro, de madeira, e de cromados.

No que toca a tecnologia o Polestar Precept faz uso de um sistema de infoentretenimento baseado no Android utilizado pela primeira vez no Polestar 2. O interface digital de 15 polegadas reconhece o condutor após a identificação, com configurações e conteúdo pessoal autenticados pela Polestar Digital Key.

Os sensores de proximidade ajustam o que é mostrado no ecrã, dependendo do local da mão do utilizador, enquanto brilho e o conteúdo do ecrã ajustam-se de acordo com os movimentos e a necessidade de mais ou menos informação.

O monitor horizontal de 9 polegadas contém informações vitais e está vinculado ao rastreamento ocular que monitoriza o local para onde o condutor está a olhar, ajustando à maneira como as informações são apresentadas - menores e mais detalhadas quando o motorista está a olhar para o ecrã, e informações vitais maiores e mais brilhantes quando o olhar do condutor está focado na estrada.

  • TEMAS:
  • Polestar

  • Precept

  • Volvo Cars

Veja mais