Novidades

Polestar mostra novos detalhes do futurista Precept

Novo protótipo antecipa a visão do futuro da Polestar
Texto

A Polestar, marca de performance elétrica do Volvo Car Group, revelou novos detalhes do seu novo protótipo, o Precept, modelo que representa a visão do futuro da marca em direção a veículos cada vez mais tecnológicos e sustentáveis nos seus materiais.

O Polestar Precept é um grand tourer de quatro portas 100% elétrico com uma distância entre eixos de 3,1 m acomodando as baterias baixando a silhueta do carro e dando espaço aos ocupantes de trás.

As preocupações aerodinâmicas do Precept estão destacadas quer na asa dianteira acima da Polestar SmartZone quer na traseira com asas verticais.

Na dianteira, a grelha é substituída por aquilo que a marca apelida de Polestar SmartZone, que permite albergar, onde não há motor e combustão, os sensores e tecnologias de ajuda à condução. Colocados atrás de um painel transparente estão dois sensores de radar e uma câmara de alta-definição. Já a asa dianteira, integrada ao capot, melhora o fluxo de ar, reduzindo a turbulência.

A assinatura luminosa do ‘Martelo de Thor’ está presente em elementos separados para uma interpretação mais dinâmica e robótica.

O Polestar Precept substitui os retrovisores exteriores convencionais por câmaras em braços aerodinâmicos, enquanto no interior o espelho é trocado por um ecrã digital, até porque não há vidro de atrás – o tejadilho é ele mesmo de vidro descendo até aos bancos traseiros. Na traseira, destaca-se ainda à faixa luminosa a toda a largura do Precept, que se estende para duas ‘lâminas’ verticais.

No interior o Precept está dotado de compósitos na parte posterior dos bancos e nos painéis, o que representa uma melhoria em relação aos materiais convencionais pois são 50% mais leves e reduzem em 80% os resíduos de plástico.

Alguns pormenores incluem ainda a utilização de materiais reciclados, como garrafas de plástico nas costuras dos bancos, rolhas nos encostos de cabeça e apoios laterais e redes de pesca nos tapetes.

Estes materiais, combinados com arte digital, definem um novo conceito de luxo que em muito ultrapassa as convenções tradicionais de utilização de couro, de madeira, e de cromados.

No que toca a tecnologia, o Polestar Precept faz uso de um sistema de infoentretenimento baseado no Android utilizado pela primeira vez no Polestar 2. O interface digital de 15 polegadas reconhece o condutor após a identificação, com configurações e conteúdo pessoal autenticados pela Polestar Digital Key.

Os sensores de proximidade ajustam o que é mostrado no ecrã, dependendo do local da mão do utilizador, enquanto brilho e o conteúdo do ecrã ajustam-se de acordo com os movimentos e a necessidade de mais ou menos informação.

O monitor horizontal contém informações vitais e está vinculado ao rastreamento ocular que monitoriza o local para onde o condutor está a olhar, ajustando-se à maneira como as informações são apresentadas - menores e mais detalhadas quando o motorista está a olhar para o ecrã, e informações vitais maiores e mais brilhantes quando o olhar do condutor está focado na estrada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente