Volvo aposta na condução totalmente autónoma em autoestrada

  • Redação Autoportal
  • 6 mai 2020, 16:09

Nova tecnologia abre caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa

A Volvo anunciou esta quarta-feira que a parceria com a Luminar vai permitir introduzir a primeira tecnologia de condução totalmente autónoma em autoestradas na sua próxima geração de automóveis, abrindo assim caminho para futuros desenvolvimentos de segurança ativa.

A tecnologia da Luminar é baseada nos sensores LiDAR que emitem milhões de impulsos de luz laser para detetar com precisão a localização dos objetos, digitalizando o ambiente em 3D, criando assim um mapa temporário em tempo real sem a necessidade de conectividade à Internet.

A nova plataforma Volvo SPA 2 já vai estar preparada para receber o hardware para a condução autónoma no início da sua produção, projetada para 2022, com o LiDAR perfeitamente integrado.

Os veículos construídos sobre esta nova plataforma vão receber atualizações automaticamente e, caso os clientes o pretendam, a característica Highway Pilot, que permitirá uma condução totalmente autónoma em autoestrada será ativada caso se verifiquem as condições de segurança ideais em função da localização geográfica detetada.

Para ativar o Highway Pilot, a tecnologia da Luminar irá funcionar com o software de condução autónoma e com as câmaras, radares e com os sistemas de backup para funções como a direção, sistema de travagem e energia das baterias. Isto irá permitir um recurso seguro e totalmente autónomo para utilizar em autoestrada.

“A condução autónoma tem o potencial para se tornar numa das tecnologias mais importantes da história, caso seja introduzida com responsabilidade e segurança. Fornecer aos nossos futuros automóveis a visão necessária para tomar decisões seguras é um passo importante nessa direção. Para nós a introdução desta autonomia terá de ser feita de uma forma segura e gradual”, sublinhou o vice-presidente da Volvo Cars, Henrik Green em comunicado.

RELACIONADOS

Novo Volvo S60 Recharge chega a Portugal e já tem preços

História das carrinhas Volvo começou há 68 anos

Volvo vai ser um fabricante automóvel circular

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS