Volvo reforça parceria com Nvidia para a condução autónoma

  • Redação Autoportal
  • 12 abr, 19:09
Volvo Cars e Nvidia
Volvo Cars e Nvidia

Volvo Cars continua a reforçar a estratégia para dotar a próxima geração de automóveis de condução autónoma

A Volvo Cars anunciou a expansão da sua parceria com a Nvidia de forma a poder utilizar a tecnologia Drive Orin com o objetivo de reforçar o processamento computacional necessário para a condução autónoma na próxima geração de automóveis Volvo.

A Nvidia Drive Orin é uma plataforma computorizada de inteligência artificial para a indústria automóvel que será capaz de operar 254 tera (ou 254 triliões) de operações por segundo.

PUB

A Volvo Cars pretende ser o primeiro fabricante automóvel a utilizar a Nvidia Drive Orin na sua próxima geração de modelos, que terão por base a nova plataforma SPA2.

A marca sueca já fez saber que o primeiro automóvel a ser equipado com a nova tecnologia será a nova geração do Volvo XC90, que vai ser revelado no próximo ano.

“Acreditamos nas parcerias com as principais empresas mundiais de tecnologia para construir os melhores automóveis Volvo. Com a ajuda da tecnologia Nvidia Drive Orin, podemos elevar ainda mais a segurança na nossa próxima geração de automóveis”, sublinhou Henrik Green, responsável pelo departamento tecnológico da Volvo Cars.

PUB

A Volvo Cars, impulsionada pelo seu compromisso com a segurança, pretende utilizar o Nvidia Drive Orin no seu sistema central, para a condução autónoma.

Este será um elemento-chave, segundo a empresa, para atingir uma condução autónoma segura e com atualizações constantes e vai funcionar em conjunto com o software desenvolvido internamente pela Volvo e pela Zenseact, empresa de software de condução autónoma, e também com os sistemas de backup para a condução e travagem.

PUB

A capacidade adicional de processamento e de processamento gráfico proporcionados pela nova plataforma da Nvidia permitem a utilização de um conjunto de sensores capazes de detetar objetos ao redor do automóvel até 250 metros de distância examinando o ambiente com luz laser, com a tecnologia LiDAR desenvolvida pela Luminar.

Recorde-se que a Volvo fez que a nova Plataforma SPA2 da Volvo Cars estará disponível para receber a tecnologia de condução autónoma desde o início da sua produção. O seu novo sistema, denominado Highway Pilot, será ativado uma vez reunidas as condições de segurança necessárias.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Volvo XC40 100% elétrico já chegou a Portugal: saiba com que preços

Volvo aumenta o número de fábricas alimentadas a eletricidade renovável

Volvo serão apenas elétricos e comprados ‘online’ em 2030: novo C40 é a estreia

Volvo XC40 PHEV: SUV robusto que é poderoso pela calada

COMPUTADOR DE BORDO

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

VEJA MAIS

MAIS LIDAS