Novidades

Volvo revela o XC40 elétrico em outubro

Primeiro modelo 100% elétrico da marca sueca promete ser um dos mais seguros
Texto

A Volvo anunciou agora que vai apresentar o seu primeiro modelo totalmente elétrico já no próximo dia 16 de outubro.

A marca sueca deixou claro que o seu novo modelo de emissões zero será também um dos modelos mais seguros das estradas, apesar dos novos desafios que se apresentam derivados da ausência de um motor de combustão interno tradicional.

O XC40 elétrico obrigou os engenheiros de segurança da Volvo Cars a redesenhar e reforçar a estrutura frontal deste novo modelo, devido a ausência de um motor e para manter, acima de tudo, os níveis tradicionais de segurança Volvo.

 Assim para ajudar a manter os passageiros seguros e as baterias intactas em caso de colisão, a Volvo Cars desenvolveu uma nova estrutura. A bateria é protegida por uma safety cage de alumínio que foi embutida  na estrutura do automóvel.

A localização da bateria (no solo da viatura) permite baixar o centro de gravidade da mesma para melhor proteção em relação a capotamentos.

Já a motorização elétrica foi integrada na estrutura para obter uma melhor distribuição de forças de colisão fora da cabine.

Em termos de sistemas de segurança ativa, o Volvo XC40 elétrico também apresenta novidades e surge equipado com a nova plataforma Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) que inclui softwatre desenvolvido pela Zenuity, uma joint venture detida pela Volvo Cars e pela Veoneer.

Esta nova plataforma ADAS apresenta um conjunto de radares, câmaras e sensores ultrassónicos. Devido à sua estrutura, poderá receber desenvolvimento adicional que servirá de base para a  introdução da tecnologia de condução autónoma.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal