Novidades

Polestar 2 combina o desempenho elétrico com altos níveis de segurança

Marca de performance da Volvo revelou os novos sistemas de segurança do seu 'hatchback' elétrico
Texto

A Polestar, marca de performance elétrica da Volvo, anunciou agora alguns detalhes relativos às características de segurança do seu modelo Polestar 2.

O novo modelo elétrico da marca conta com um pack de baterias que está fechado numa caixa de alumínio para proteção e rigidez, e alojado na estrutura do piso da plataforma CMA.

Segundo a Polestar esta abordagem reduz, não somente o risco de danos fortalecendo a estrutura da carroçaria, como também protege os ocupantes mantendo a bateria intacta em caso de colisão.

Em caso de acidente, a bateria é automaticamente desligada do resto do veículo garantindo que não existe qualquer ligação ativa.

O Polestar 2 conta ainda com o SPOC block (Severe Partial Offset Crash), um bloco de alumínio sólido que está alojado na parte inferior do corta-fogo dianteiro de ambos os lados do veículo. Este bloco está projetado para minimizar a intrusão da roda e de outros objetos na cabine e na direção da bateria durante possíveis colisões frontais ligeiramente deslocadas.

Para além disso o novo modelo da Polestar conta ainda um sistema de proteção dos seus ocupantes e da bateria contra impactos frontais mais diretos como por exemplo, embates contra postes.

Para melhorar a segurança de ciclistas e peões, o Polestar 2 apresenta um som exterior exclusivo e especialmente desenvolvido como parte do seu sistema de aviso acústico que foi projetado para ser reconhecido, mas não intrusivo e com um som natural.

"Não queríamos que o Polestar 2 soasse como um robot ou como uma nave espacial. Queríamos sons subtis e muito naturais que fossem simplesmente capazes de informar os peões que o automóvel está em movimento. Ao mesmo tempo queríamos que o Polestar 2 soasse de forma única e que se identificasse como um Polestar”, revelou Thomas Ingenlath CEO da marca.

O Polestar 2 conta igualmente com airbags laterais internos instalados nos bancos dianteiros. Esses novos airbags, que são de série, adicionam uma proteção extra para os passageiros dianteiros, que agora estão protegidos individualmente dos dois lados, bem como de frente.

O arsenal de segurança do Polestar 2 não se esgota na sua capacidade de choque ou avisos sonoros. Todos os sistemas de segurança e tecnologias de assistência à condução são de série e nesse sentido está dotado da nova geração da tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System). O Pilot Assist é um sistema avançado de assistência à condução que controlo aceleração, travagem e direção até 130 km/h.

Para além disso, os sistemas de deteção de outros veículos situados à frente, atrás ou no ângulo morto, de peões ou de ciclistas, são todos acoplados à assistência à direção e à travagem autónoma de emergência (AEB) para garantir a máxima segurança possível.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal