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Volkswagen Golf Variant em versão R destinada a pais de família com horário apertado

Parece uma carrinha familiar de visual mais tranquilo, mas esconde uma dinâmica mais cuidada e um motor com mais de 300 cavalos
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A chegada da nova geração do Volkswagen Golf começa lentamente a preencher toda a sua gama, tanto nas versões de maior número de vendas, como naquelas mais específicas e com que muitos de nós sonhamos, mas poucos (em Portugal) acabamos por comprar. Uma delas é a versão R de 320 cavalos com a carroçaria mais familiar da gama Golf, a carrinha.

Pelo exterior parece uma carrinha tradicional, com algum cuidado na imagem. Há diversas já em circulação que até são semelhantes a esta, caso incluam o pacote estético com a assinatura da R-Line. Mas esta é mesmo a versão mais desportiva da gama Golf, apesar do visual de familiar.

A história das versões R começou em 2002 com a apresentação do Golf R32 ainda na sua quarta geração. Foi a resposta a quem não se contentava com o Golf GTI da altura e serviu para estrear componentes importantes como o sistema de tração integral 4Motion ou a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem DSG.

Não foi um sucesso estrondoso, até porque esteve pouco tempo em comercialização, mas deu início a uma legião de fãs que vê no Golf R a solução perfeita para as suas necessidades do dia-a-dia. Um desportivo incrível vestido de familiar e que, apesar de caro, não chega ao patamar de obscenidade que encontramos atualmente noutros modelos ou marcas.

Voltando à Golf R Estate. É a segunda vez que a marca aposta neste formato para a versão mais potente da gama. Para a identificar, podemos começar pelo visual mais desportivo assegurado pelos para-choques mais desportivos e pelas jantes de maiores dimensões e que podem chegar às 19 polegadas de diâmetro.

Num olhar mais clínico, vamos ainda descobrir as quatro generosas saídas de escape ovais, duas de cada lado da secção traseira e uma distância ao solo mais reduzida em cerca de 20 mm. As capas dos espelhos retrovisores também estão pintadas de cinzento nesta versão.

O motor é precisamente o mesmo que também equipa a versão de cinco portas. O bloco 2.0 de quatro cilindros é a quarta geração do EA888 e chega agora aos 320 cavalos de potência, mais 20 que o do seu antecessor. E o binário máximo também passou para os 420Nm, estando disponível de uma forma constante entre as 2100rpm e as 5350rpm.

Além disto, continua presente a caixa de velocidades automática de dupla embraiagem DSG, bem como um sistema de tração integral permanente 4Motion, sendo que nesta versão mais recente marca presença um novo sistema de vectorização de binário. Este permite, entre outras coisas, o acesso a um novo modo de condução “drift”, que simplifica esta manobra, mas também há um novo modo “special”, perfeito para uma condução mais precisa em pista.

Em termos de prestações, a carrinha Golf R consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de cinco segundos e alcançar os 250 km/h a que está limitada pela eletrónica. Com a presença do Pacote R Performance, disponível em opção, este valor passa para os 270 km/h.

A bordo, a versão R também tem algo mais especial para oferecer, com assentos mais desportivos e com um apoio mais evidenciado, uma decoração especifica com os tons azuis presentes um pouco por toda a parte, mas também com toda a imagem mais moderna que caracteriza a oitava geração do Volkswagen Golf e o espaço e a versatilidade que são adicionados pela carrinha.

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