Novidades

Apresentado o novo Volkswagen Polo 2021 com design renovado e mais tecnologia

O novo Volkswagen Polo rejuvenesce e incorpora funcionalidades nível 2 de condução autónoma, chegando ao mercado em setembro
Texto

Um novo Volkswagen Polo, uma nova imagem, ou melhor dizendo, a harmonização da imagem com o que se conhece do ID3, Golf e Arteon, aplicando a mesma faixa de luz LED ao longo da grelha do radiador. Sim, é a primeira coisa que salta à vista! A Volkswagen pretende que esta “assinatura luminosa” seja a nova ligação entre os todos os novos modelos da marca e o Polo acentua desde já o ar de família.

Os mais distraídos talvez pensem apenas no Golf como o modelo mais icónico da marca e nem se lembram que o Polo já está com 45 anos e prestes a superar a marca de 18 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. É por isso mesmo um dos mais importantes veículos para a marca alemã, e, particularmente a nível nacional (em 2020 foi o Volkswagen mais vendido em Portugal).

O novo Volkswagen Polo apresenta o para-choques dianteiro e traseiro remodelados e de maiores dimensões, com predominância do novo e majorado emblema da marca. Na traseira a porta da bagageira foi inteiramente redesenhada - surge mais encorpada - onde sobressaem as novas luzes. Na dianteira é a tecnologia de matriz LED que surge pela primeira vez com identificação IQ Light.

Ao nível de chassis não surgem novidades, já que se mantêm a plataforma MQB, que assegura um excelente espaço a bordo e garante um volume na bagageira até 351 litros, o que é excelente para o seu segmento.

Uma das grandes novidades do novo Polo será a introdução de um elemento de condução autónoma de nível 2, ou seja, estará equipado (em algumas versões) com um sistema de assistência ao condutor Travel Assist

O Travel Assist, para além de assegurar o controlo de velocidade, pode assumir o controlo da direção, aceleração e travagem, bem como da assistência à manutenção da faixa de rodagem, entre outros.

No interior, com aparente excelente qualidade de materiais (a apresentação digital não permite o toque…) surge um novo desenho, com o cockpit digital a ter no topo de gama um ecrã de 10,25” ou ecrã de 8” na versão base, tendo a Volkswagen melhorado o sistema tátil. Ao centro do painel surge o novo ecrã de infoentretenimento  com o painel a poder ser encomendado em 6,5”, 8” ou 9,2” polegadas, para uma experiência verdadeiramente única de imersão tecnológica.

Quanto a motorizações, não, não há elétricos e… também não há Diesel. O primeiro a marca assegura que os veículos elétricos serão cobertos com a gama ID e poderá existir em breve um modelo abaixo do ID3. Quanto ao segundo, os agora mal-amados Diesel, para já não há planos. Certa é a unidade 1.0 a gasolina em várias versões, desde os 80 aos 110 cavalos, e, no final do ano o mais esperado, Volkswagen GTI com 207 cavalos.

Ainda não há preços nem especificações de equipamento para Portugal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal