Novo el-Born chega em 2021 e é o primeiro elétrico da Cupra

  • Redação Autoportal
  • 8 jul 2020, 12:27

Novo modelo terá uma autonomia de 500 km

A Cupra revelou esta quarta-feira que o seu primeiro modelo de zero emissões, o el-Born, vai chegar ao mercado já em 2021.

O novo modelo está a ser desenhado e desenvolvido em Barcelona, terá como base a plataforma MEB do Grupo Volkswagen para veículos elétricos e será fabricado em Zwickau, na Alemanha.

O el-Born chegará ao mercado no próximo ano e será assim o primeiro carro neutro em carbono da empresa espanhola.

A Cupra não revelou muitos detalhes técnicos sobre o novo modelo, mas deixou claro que o el-Born vai contar com uma bateria de iões de lítio de 82 kWh que alimenta um motor elétrico cuja potência ainda não foi divulgada.

A marca fez saber que o desempenho e a dinâmica do el-Born têm sido um foco claro durante o desenvolvimento do carro, oferecendo uma aceleração instantânea de 0-50km/h em apenas 2,9s.

O Controlo Adaptativo do Chassis Sport (DCC Sport), exclusivamente desenvolvido dentro da plataforma MEB para o Cupra el-Born, vai permitir combinar a altura de condução desportiva do carro com um sistema que se está a adaptar automaticamente a quaisquer condições, oferecendo um nível superior de dinâmica de condução.

Em matéria de autonomia, a Cupra promete que o novo el-Born será capaz de realizar 500 km com um único carregamento e com um carregador rápido será possível carregar em trinta minutos a energia suficiente para 260 km.

No interior o el-Born vai contar com um head-up display com realidade aumentada, bem como um ecrã central de infoentretenimento, volante e bancos desportivos.

Wayne Griffiths, CEO da Cupra confirmou que desde o nascimento da marca, em fevereiro de 2018, a Cupra tem crescido exponencialmente, superando todas as expetativas. Após a abertura da Cupra Garage e a apresentação do Cupra Leon e do Formentor, a empresa decidiu agora que o concept car el-Born, apresentado no Salão de Genebra de 2019, será lançado em 2021 como modelo Cupra.

“O el-Born exibe todos os genes da marca e é a prova viva de que o desempenho e a eletrificação são uma grande combinação. Permitir-nos-á dar um passo importante na era da eletrificação, adicionar mais vendas e aumentar a margem comercial”, sublinhou Wayne Griffiths.

O anúncio da produção do primeiro elétrico da Cupra foi feito no mesmo dia em que foi revelado que até 2025, serão investidos 5 mil milhões de euros nas marcas Curpra e Seat, de forma a desenvolver a estratégia de eletrificação.

RELACIONADOS

Este é o novo carro oficial do Barcelona

Cupra renovou o Ateca que chega com design mais aprimorado

Vídeo: Cupra afina a aerodinâmica do novo Leon Competición

Cupra apresenta a nova armada Leon

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS