Novidades

Yamaha revela as novas YZF-R1 e R1M

Nova YZF-R1 de 2020 chega ao mercado já no próximo mês de setembro
Texto

A Yamaha decidiu revelar agora as suas novas superdesportivas YZF-R1 e R1M para 2020, que se destacam pela melhoria na aerodinâmica e por um motor mais dinâmico, apesar de manter a mesma potência.

Tendo por base o trabalho desenvolvido ao longo dos anos no MotoGP e no Mundial de Superbikes, os novos modelos receberam agora algumas novidades.

Assim para 2020, a YZF-R1 apresenta um novo aspeto radical de competição, juntamente com um motor altamente refinado e um quadro melhorado que confirmam a sua posição como a derradeira Supersport da Yamaha.

Com o seu novo estilo MotoGP radical e agora equipada com um total de sete controlos eletrónicos para o condutor, a YZF-R1 de 2020 está mais do que preparada para os novos desafio.

Assim a nível de motor os engenheiros da Yamaha refinaram ainda mais a performance do motor de 4 cilindros de 998 cc e de 200 CV de potência, com a adoção de novos balanceiros flutuantes e novos perfis de ressalto do came que proporcionam uma elevação otimizada da válvula e abertura e fecho da válvula mais estáveis a altas rotações, o que, por sua vez, garante um funcionamento mais suave e eficiente do motor.

O controlo eletrónico de aceleração Yamaha (YCC-T) que controla as válvulas de aceleração continua a ser utilizado em 2020 e, para uma melhor sensação de aceleração e redução do peso, a YZF-R1 inclui um novo sistema APSG (sensor de posicionamento punho do acelerador) com um íman e um sensor que envia sinais para o YCC-T.

Para manter a sensação intuitiva de um punho de rotação convencional, a nova unidade APSG inclui uma mola, uma proteção e equipamento que proporcionam uma sensação natural e progressiva, e as definições foram concebidas para proporcionar níveis melhorados de controlo com uma melhor interação entre o piloto e a máquina.

Outra das novidades é o novo sistema de controlo dos travões (BC) permite aos pilotos selecionar um dos dois modos de ABS - BC1 e BC2 - de acordo com as suas preferências pessoais e as condições de condução.

O modo BC1 dispõe de um nível fixo de sensibilidade do ABS, enquanto o modo BC2 tem uma sensibilidade do ABS flexível que depende do ângulo de inclinação e da atitude da máquina. No modo BC2, a sensibilidade do ABS e a velocidade de intervenção aumentam à medida que o ângulo de inclinação aumenta, proporcionando maior confiança e controlo nas curvas.

Os dados relacionados com a velocidade das rodas dianteira e traseira, bem como a informação da unidade de medição da inércia (IMU), como, por exemplo, o ângulo de inclinação e a derrapagem em aceleração, são transmitidos para o conjunto da unidade hidráulica e para a unidade de controlo eletrónico do ABS que fazem cálculos em tempo real. Esta informação permite que o controlo do travão impeça o bloqueio das rodas, modulando a pressão hidráulica nos sistemas de travagem dianteiro e traseiro.

Para além disso a nova YZF-R conta a partir de agora com um novo sistema de gestão do travão do motor (EBM), um sistema que oferece aos condutores a opção de escolher entre um de três níveis diferentes de força de travagem do motor (alta - média - baixa) para se adaptar a uma variedade de situações de condução e preferências pessoais.

Utilizando dados de vários sensores, incluindo a posição das mudanças, as rotações do motor, a posição do acelerador e a posição da válvula do acelerador, a ECU ajusta a abertura do acelerador, o ponto de ignição e o volume de injeção de combustível para controlar o nível de travagem do motor. Desta forma o EBM1 fornece a maior força de travagem do motor, enquanto o EBM3 aplica a força mais baixa.

Em matéria de suspensões a Kayaba realizou algumas alterações na estrutura interior para proporcionar uma melhor resposta para o piloto. As válvulas de amortecimento com novo design encontram-se numa disposição laminada e esta característica, em conjunto com molas da forquilha de grau ligeiramente reduzido e um nível de óleo da suspensão revisto, transmite ao piloto uma "leitura" mais precisa do piso da estrada, para proporcionar uma sensação de condução mais direta e natural.

Estas alterações à suspensão dianteira são complementadas por um amortecedor de direção modificado, bem como definições revistas para o amortecedor traseiro que melhoram ainda mais a performance do chassis da YZF-R1 2020.

Esteticamente o destaque vai para a carenagem tque realça a estreita ligação entre a moto de competição MotoGP da Yamaha, utilizada por Valentino Rossi e Maveriock Viñales, e os modelos Supersport de produção da empresa.

O ADN puro da M1 é evidente na carenagem dianteira e no vidro de competição de estilo agressivo enquanto as laterais  fluem de forma harmoniosa com o depósito de combustível para proporcionar um aspeto limpo e totalmente integrado, otimizado pela utilização de painéis inferiores do depósito com cor a condizer.

Para além de proporcionar ao modelo de 2020 um estilo mais dinâmico, juntamente com uma sensação de elevada qualidade, esta nova carenagem permite aos condutores reforçar a sensação de união com a sua máquina.

Os faróis LED apresentam um novo design, juntamente com as luzes de presença LED redesenhadas, reforçam ainda mais o visual e o caráter radical de próxima geração deste modelo. 

A nova carenagem inclui ainda uma nova conduta de ar em alumínio atrás da carenagem dianteira, que proporciona uma maior rigidez, e a secção inferior da carenagem que cobre o sistema de escape é agora fabricada em titânio.

A nova R1 está ainda dotada de um novo ecrã frontal de maiores dimensões que  foi melhorado para incluir indicadores para as novas funcionalidades de controlo do travão (BC) e gestão do travão do motor (EBM).

Já a nova R1M beneficia de todas as novidades incluídas na R1 a que se junta a adição das mais recentes forquilhas de gás pressurizado ERS NPX da Öhlins. Estas suspensões possuem um pequeno cilindro de gás integrado no suporte do eixo da forquilha e, ao exercer 0,6 Mpa de pressão interna, o gás reduz a cavitação do óleo da forquilha, que é causada pela pressão negativa que ocorre no curso de recuperação.

Para complementar a performance melhorada das novas forquilhas dianteiras NPX, a suspensão traseira eletrónica da Öhlins beneficia de uma definição de pré-carga modificada.

Outro dos destaques é a introdução de uma nova carenagem traseira em carbono, exclusiva para este modelo, que complementa a nova carenagem em carbono estilo M1 e o guarda-lamas dianteiro. Esta utilização de uma carenagem ultraleve evidencia a exclusividade da YZF-R1M e contribui para a performance de manobrabilidade extremamente leve e reativa.

A YZF-R1M é, sem dúvida, o modelo Supersport mais exclusivo da gama Yamaha e, para reconhecer o orgulho de propriedade proporcionado por esta moto, a marca nipónica numera individualmente cada máquina quando sai da linha de produção.

A Yamaha vai voltar a disponibilizar aos interessados a YZF-R1M através do sistema de registo online que vai arrancar já no próximo dia 25 de julho, data em que a marca de Iwata vai anunciar os preços das novas R1M e R1.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel