Novidades

Izera é a nova marca de carros elétricos que vem da Polónia

Nova marca estreia-se na mobilidade elétrica com dois modelos com autonomia até 400 km
Texto

O mercado dos veículos elétricos não para de crescer e agora é a Izera, marca que pertence ao grupo Electromobility Poland, surgir como nova aposta na mobilidade elétrica.

A Izera, que deve o seu nome à cadeia montanhosa na fronteira entre a Polónia e República Checa, apresentou agora dois protótipos, o Z100 SUV e um hatchback de cinco portas que recebeu a designação de T100, modelos que a marca polaca quer fazer chegar ao mercado em 2023.

Os dois veículos elétricos têm por base a mesma plataforma, desenvolvida pela empresa germânica EDAG Engineering, e a Izera revelou que os dois modelos são capazes de acelerar de 0 aos 100 km/h em 8 segundos e contam com uma autonomia até 400 km, apesar da marca não ter revelado a capacidade das baterias que vai disponibilizar para estes dois modelos.

Contudo já é certo que a Izera vai dotar os seus dois carros elétricos com baterias de iões de lítio que estão instaladas na zona central do piso destes protótipos, de forma a garantir uma bagageira com espaço generoso.

Os dois protótipos foram criados por uma equipa de engenheiros polacos que trabalham com designers da empresa italiana Torino Design, marca que já trabalhou com a BMW e a Ferrari, de forma a construir dois modelos que atendam as necessidades das famílias e que possam ter um preço acessível.

Por isso a aposta da Izera passa por dois modelos com espaço que combinam, segunda a marca, o conforto e espaço com a tecnologia, onde se destaca um painel de instrumentos digital, um sistema de infoentretenimento com um ecrã amplo e um comando de caixa de velocidades tipo joystick. A marca polaca adiantou ainda que estes dois novos modelos contam com uma grande quantidade de sistemas de assistência à condução.

ElectroMobility Poland, empresa fundada em 2016 é controlada pelo estado polaco e reúne quatro empresas na área da energia, e a sua aposta passa por fazer chegar ao mercado uma gama de automóveis elétricos fabricados na Polónia.

Para isso a empresa vai abrir uma fábrica no próximo ano no sul da Polónia, onde espera criar 3.500 postos de trabalho, de forma a produzir os novos modelos elétricos que devem chegar ao mercado em 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Painéis solares dobráveis e portáteis dão energia limpa nas tuas aventuras
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 18 a 24 de março
Funicular da Graça já transporta pessoas e as viagens são gratuitas