Audi testa filtros para reter microplásticos libertados por veículos

Audi cria filtro para microplástico (AP/Andrew Selsky)
Audi cria filtro para microplástico (AP/Andrew Selsky)

Construtor está a testar um novo conceito de filtros que evitam que pequenas partículas entrem nos cursos de água

Em conjunto com a Universidade Técnica de Berlim, a Fundação Ambiental Audi está a desenvolver filtros para aplicar no escoamento urbano que evitam que partículas libertadas pelo desgaste dos pneus e outras substâncias nocivas para o ambiente vão parar aos esgotos e cursos de água, juntamente com a água da chuva.

O objetivo do projeto, lançado em setembro de 2020, é evitar que as partículas nocivas geradas pela deslocação de veículos entrem em contacto com o ambiente. Estima-se que, só na Alemanha, por ano, 110 mil toneladas métricas dessas partículas acabam nas ruas sob a forma de microplásticos, posteriormente soprados pelo vento, ou levados pela chuva até às sarjetas e depois para o sistema de esgotos, terminando infiltrados no solo ou conduzidos até aos rios e oceanos.

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O novo conceito inovador de filtros para o escoamento urbano, que podem ser combinados individualmente dependendo da estrada e do nível de tráfego, retêm as partículas de sujidade o mais próximo possível do local onde são geradas, antes que a água da chuva as possa encaminhar para os esgotos.

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Os testes ao Urbanfilter realizados em laboratório têm deixado boas indicações, uma vez que aquele conseguiu reter, de forma eficaz, verdadeiros resíduos que encontramos nas estradas, como filtros de cigarro, microplásticos sob a forma de granulados de plástico até três milímetros de tamanho, embalagens de rebuçados e tampas de copos de café descartáveis.

Também na aplicação prática numa movimentada rua de Berlim, onde está colocado desde há um mês e onde deverá permanecer até ao final do ano, o Urbanfilter superou com sucesso o seu primeiro teste de stress durante uma série de tempestades ocorridas em meados de fevereiro.

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A equipa de investigadores afeta ao projeto quer agora recolher amostras tanto da entrada como da drenagem da água, para determinar a eficácia dos filtros em condições reais de funcionamento ao longo das diferentes estações do ano. Estão em curso discussões iniciais com o ADAC Driving Safety Center, em Berlim-Brandenburg, para instalar filtros nas suas rotas, a fim de se obter uma melhor compreensão da filtragem de partículas de desgaste em diferentes situações de condução.

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Divididos em três zonas - rua, esgoto e drenagem - os filtros de sedimentos são compostos por nove módulos, sendo que podem ser combinados até três módulos para se obter o melhor resultado, dependendo do local.

Ao nível da estrada, este pode ser um canal de escoamento especial, ao passo que no próprio esgoto, os sólidos maiores são filtrados, por exemplo, com a ajuda de um cesto otimizado. Já no nível mais abaixo (drenagem) dá-se a filtragem fina, para a qual pode ser utilizado um módulo magnético.

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