Sustentabilidade

Kia apresenta a sua meta para a neutralidade carbónica: 2045!

A Kia anunciou 2045 como o ano em que se compromete a alcançar a neutralidade carbónica, mas em 2035 já toda a gama será 100% elétrica
Texto
O plano de neutralidade carbónica da Kia
O plano de neutralidade carbónica da Kia

A Kia Corporation junta-se à lista de construtores que já anunciaram um plano de sustentabilidade com o objetivo de alcançar a sua neutralidade carbónica indicando o ano 2045 como a meta. Até lá, há diversas medidas que a fabricante pretende implementar na sua estrutura reduzindo as suas emissões em cerca de 97%, mas, em paralelo, há ainda outras ideias que pretendem complementar a pequena percentagem restante.

Sabias que o Kia EV6 bateu um recorde do mundo?

Na apresentação do seu plano, a Kia afirma que pretende tornar-se numa “Fornecedora de Soluções de Mobilidade Sustentáveis”, ou seja, numa marca produtora de soluções de mobilidade que sejam amigas do ambiente, tanto para os consumidores como para as comunidades e para a sociedade no seu todo.

O primeiro passo deste plano, segundo a Kia, tem três pilares fundamentais que são a “mobilidade sustentável”, o “planeta sustentável” e a “energia sustentável”. É através destas três linhas condutoras que a marca vai executar o seu plano começando por ajustar todas as suas vertentes operacionais, desde o abastecimento até à logística passando pela produção e a utilização de veículos ou mesmo pela reciclagem de resíduos.

Vê aqui o novo Kia EV9

 

Com todos estes pontos cumpridos, a marca coreana espera reduzir as suas emissões poluentes em cerca de 97%, tendo como comparação o ano de 2019, mas , além de todas estas medidas, estão também previstas outras soluções que se destinam a compensar os restantes três pontos percentuais.

Nas palavras de Hosung Song, presidente e CEO da Kia, em comunicado, “não se trata apenas de estabelecer objetivos e cumprir metas”, mas “trata-se, sobretudo, de estabelecer uma visão que inspire outros a juntarem-se a este movimento de forma a beneficiar a humanidade e proteger o ambiente”. “Em linha com a nossa visão de nos tornarmos uma empresa fornecedora de soluções de mobilidade sustentáveis, comprometemo-nos a atingir a neutralidade carbónica até 2045”, assumiu .

Depois do lançamento do EV6, que já se encontra disponível no mercado nacional, a Kia também já nos mostrou o seu novo Concept EV9, o modelo que vai dar continuidade à viagem rumo à tão desejada neutralidade carbónica. Conta com um desenho bastante futurista inspirado na natureza e que utiliza matérias recicladas a partir de lixo oceânico.

Descobre aqui o Kia EV6

Até ao ano 2035, a Kia pretende que todos os seus modelos disponíveis no mercado europeu sejam totalmente elétricos seguindo-se os restantes mercados mundiais até ao ano 2040. Mas a marca também está a trabalhar com os seus fornecedores com o objetivo de controlar as emissões poluentes na estrutura de fornecimento de peças.

Nos planos da Kia está também a criação de um novo projeto designado por “Cabono Azul”, que vai focar-se essencialmente em ecossistemas marinhos. Entre outras medidas, está prevista a reabilitação e preservação de diversas áreas costeiras da Coreia, mas a marca também estará em colaboração com o Ministério dos Oceanos e das Pescas coreano com o objetivo de desenvolver outros projetos.

E uma colaboração com a organização “The Ocean Cleanup”, que tem a missão de desenvolver e adaptar tecnologias com o objetivo de extrair a máxima quantidade de plástico possível dos oceanos, foi também anunciada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente