Baterias de Audi e-tron recicladas ganham uma segunda vida em projeto com a RWE

Audi e RWE em projeto de reutilização de baterias
Audi e RWE em projeto de reutilização de baterias

A Audi e a RWE estão a dar início a uma parceria que irá proporcionar um novo tipo de sistema de armazenamento de energia

Um projeto piloto com o objetivo de conferir uma segunda vida a baterias oriundas de Audi e-tron irá arrancar em Herdecke, na Alemanha.

A Audi e a RWE uniram esforços, desde novembro de 2021, e, um sistema de armazenamento de energia irá surgir com capacidade de cerca de 4,5 MWh (Megawatts hora). Objetivo: aumentar a tensão de operacionalidade e reduzir custos. As duas marcas preparam-se para dar este novo impulso à revolução energética.

PUB

A RWE já deu início à instalação de armazenamento de energia em Herdecke, e, para isso, recorre às baterias de iões de lítio usadas de carros elétricos da Audi. Com o apoio de 60 sistemas de bateria, o novo tipo de instalação de armazenamento acontece na fábrica hidrelétrica reversível da RWE no Lago Hengstey e poderá armazenar temporariamente cerca de 4,5 Mwh (megawatts-hora) de eletricidade.

As baterias desativadas fornecidas para o projeto são provenientes de veículos Audi e-tron. Após a sua primeira vida no carro, ainda têm uma capacidade residual de mais de 80%. Isso torna essas “baterias de segunda vida” perfeitas para uso em sistemas estacionários de armazenamento de energia.

PUB

Dependendo de como são usadas, essas baterias ainda têm até mais dez anos de vida útil. Além disso, são significativamente mais baratas que as novas células. E é disso que se trata uma segunda vida – as emissões de carbono geradas durante a produção de baterias são distribuídas de forma sustentável ao longo de duas vidas (uma no carro e outra como armazenamento de eletricidade).

PUB

A RWE espera começar a comercializar a capacidade de armazenamento do seu sistema de armazenamento de bateria de segunda vida no início de 2022.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Carbono neutro: Audi com projeto de reutilização de resíduos

Hidrogénio Fuel Cell poderá ser a alternativa da Audi e BMW para os elétricos

Audi estuda novos modelos de negócio com atualizações digitais

Estádio em Abu Dhabi no Mundial de Futebol Qatar 2022 com contentores reciclados

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?