Volvo apresenta primeiro veículo de aço sem combustível fóssil

Parceria entre fabricante sueco e SSAB permitiu desenvolver um veículo de aço produzido com hidrogénio

A marca sueca juntou-se à SSAB, empresa sueca produtora de aço, para criarem o primeiro veículo de aço sem combustível fóssil. A máquina de carga autónoma e com motor elétrico foi apresentada em Gotemburgo, na Suécia, e serve para mineração e extração.

Segundo a Forbes, apesar de toda a estrutura deste veículo ser em aço ecológico, há componentes vindos de outros fornecedores que têm aço comum, como é o caso do motor elétrico.

PUB

A SSAB, empresa também sueca, desenvolveu este aço mais ecológico, substituindo o carvão por hidrogénio durante o processo de produção.

O Presidente e CEO do Grupo Volvo, Martin Lundstedt, disse em comunicado que “a iniciativa com a SSAB cria a referência para um futuro sem energias fósseis. Enquanto as nações do mundo se juntam na COP26 para falar sobre as alterações climáticas, também as organizações e as indústrias devem trabalhar em colaboração para encontrar soluções inovadoras para um futuro livre de emissões de gases com efeito estufa.

O CEO acrescentou ainda que esta parceira com a SSAB vai ao encontro da vontade do fabricante sueco de criar novos veículos e máquinas que possam conduzir a um futuro sempre mais sustentável.

PUB

Durante o evento, foi também anunciado que a construtora de veículos vai continuar com a parceria e pretende produzir já no próximo ano uma pequena série de veículos conceptuais e componentes de aço sem combustível fóssil. A marca, que tem como objetivo tornar-se neutra até 2040, planeia fazer produção em massa de máquinas em aço sem energias fósseis num futuro próximo.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Volvo abandona utilização de revestimentos interiores em couro

Moda e mobilidade unem-se para criar acessório de luxo consciente

Elétricos fazem crescer fabricantes de robôs para indústria automóvel

Estudo de novos materiais na BMW é aposta para a sustentabilidade

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?