Stellantis está a testar novo sistema de notificações de segurança para o condutor

Sistemas de notificação de segurança Stellantis
Sistemas de notificação de segurança Stellantis

Através do sistema Uconnect, será possível receber notificações de perigos na área em que se encontra, enviados por outros modelos

A ideia não é inteiramente nova, mas a Stellantis é mais um dos grandes grupos de construtores automovéis que se encontra a desenvolver uma solução que permite a comunicação entre veículos e o ambiente que os rodeia, sendo possível informar os condutores que se estão a dirigir para uma situação que possa ser evitada, ainda a tempo de poderem escolher uma rota alternativa.

Com a ajuda dos sistemas MEC (Multi-Access Edge Computing - ver vídeo abaixo) e de Safety Cloud (segurança na rede), o Grupo Stellantis está a estudar a utilização de um sistema de notificações, usando as vantagens da velocidade de transferência de dados 5G.

PUB

Vê aqui no vídeo abaixo o que é um sistema MEC

O sistema da Stellantis

Através dos sensores e camaras existentes nos veículos de hoje, pode ser recolhida uma enorme quantidade de dados relacionada com a quantidade de tráfego existente, a velocidade média ou mesmo coisas mais específicas como um acidente, a presença de peões e outros perigos. Toda essa informação será analisada e enviada de imediato para os veículos que se aproximem desse ponto, a tempo de poderem escolher uma nova rota se assim o desejarem.

PUB

O teste inicial deste sistema vai-se realizar no centro de testes da Universidade do Michigan, sendo que numa segunda fase poderá passar para a área de Detroit, com a ajuda do departamento de transportes do Michigan.

Os modelos usados no teste serão dois Jeep Wrangler 4xe Plug-In Hybrid, equipados com o sistema Uconnect. O objetivo é lançar este sistema nos modelos de produção ao longo da próxima década, abrindo a possibilidade de qualquer modelo equipado com o Uconnect poder passar a receber as mais variadas notificações sobre alertas que poderão influenciar a sua deslocação, ainda antes de um contacto direto com os mesmos.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Pista de testes de segurança da IDIADA tem agora uma versão digital

Ford desenvolve tecnologia que torna estradas mais seguras para todos

Tesla novamente investigada por autoridade de segurança americana

Segundo os desejos dos condutores, como seria o carro do futuro?

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT