Cidades

Projeto de transporte on-demand português é finalista em prémios europeus

Rede de transportes a pedido para zonas com pouca população tem baixa pegada ecológica serve mais de 200 mil pessoas em 13 concelhos portugueses
Texto

Chama-se Transporte a Pedido e é um projeto criado com o objetivo de ligar as zonas de baixa densidade populacional do interior, onde a rede de transportes públicos regular é pouco expressiva. Este conceito, criado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM do Médio Tejo), está neste momento entre os 25 finalistas dos prémios REGIOSTARS 2021, um concurso anual da Comissão Europeia.

A ideia é simples: criar uma rede de transporte on-demand que serve de alternativa ao transporte coletivo regular. O Transporte a Pedido tem circuitos, paragens e horários definidos tal como os autocarros ou o metro. A maior diferença é que é necessário fazer o pedido de transporte via telefone ou internet, até às 15h do dia anterior ao da viagem. Assim, as viaturas só fazem os percursos caso haja um pedido.

Pedido de transporte pode ser feito por telefone (foto: Thomas de Luze/Unsplash)

Esta proposta de mobilidade inovadora adapta-se às necessidades da população que serve, sendo flexível e tendo uma menor pegada ecológica, já que só funciona quando há realmente necessidade para tal.

O Transporte a Pedido foi apresentado como projeto Piloto, em 2013, no concelho de Mação. Atualmente, já opera em 13 concelhos, tem mais de 70 circuitos com mais de 1300 paragens e serve mais de 214 mil habitantes. Pelo sucesso que teve, foi já replicado em Coimbra e no Alentejo.

Paragem Transporte a Pedido (foto: divulgação)

Este é o único projeto português entre os 25 finalistas do REGIOSTARS 2021 e concorre com outros quatro projetos na categoria do ano “Reforçar a mobilidade ecológica nas regiões: Ano Europeu do Transporte Ferroviário”. Para votar, basta aceder ao site dos prémios até dia 15 de novembro. Os vencedores vão ser anunciados a 2 de dezembro, em Dubrovnik, na Croácia.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos