Nissan prepara micro veículo elétrico para o mercado japonês

Nissan NMKV
Nissan NMKV

O modelo compacto está a ser desenvolvido em conjunto com a Mitsubishi e reforça a aposta da Nissan na eletrificação total da sua gama.

A Nissan irá lançar no próximo ano um veículo de dimensões reduzidas, totalmente elétrico, para o mercado japonês. O novo modelo está a ser desenvolvido pela empresa NMKV, que resulta de uma joint venture em partes iguais entre a Nissan Motor Company e a Mitsubishi Motors Corporation.

Na imagem acima o Kei, foi um concept revelado há dois anos que pode estar na mira deste anúncio. E será apenas para o Japão? Para já parece que sim, mas a eletrificação mundial está a mudar muitos paradigmas.

PUB

Criada precisamente para planear e gerir projetos de pequenos veículos destinados ao mercado japonês, a NMKV pretende redefinir um segmento historicamente com muito peso no país, dotando o novo modelo das vantagens que melhor caracterizam os “elétricos”, como a aceleração instantânea, a condução suave e o baixo ruído no habitáculo.

O pequeno automóvel tem 3395 mm de comprimento, 1475 mm de largura e 1655 de altura, dimensões pensadas para fazer face ao intenso tráfego que se verifica nas grandes cidades japonesas.

PUB

Ainda sem designação oficial, a nova proposta da Nissan conta com uma bateria de 20 kWh, cuja autonomia não foi divulgada, embora a marca assegure que “cobre as necessidades diárias no Japão”. Para além da sua aplicação ao automóvel, a bateria também pode ser usada como fonte de energia para uma habitação e, em emergências, enquanto ponto de corrente móvel.

 

Nissan Dayz e Roox Highway

 

Ainda que apenas disponível no Japão, o novo modelo segue a estratégia Nissan de eletrificação total da sua gama, impulsionada pelo sucesso nas vendas do Leaf (500 mil unidades em todo o mudo). O construtor tem como objetivo que todos os seus veículos, introduzidos nos principais mercados a partir do início da próxima década, sejam alimentados a baterias.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Primeira bateria livre de cobalto de produção em série poderá ser da Svolt

Micromobilidade elétrica acessível a partir dos 16 anos com o novo AMI

Afinal, quanto tempo dura a bateria de um automóvel elétrico?

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?