É mais fácil ir de Portugal até França com 40 novos postos de carregamento rápido

Renault CIRVE
Renault CIRVE

Atravessar a Península Ibérica de EV é agora mais fácil graças à parceria da Mobilize com o projeto europeu de e-mobilidade CIRVE.

A Mobilize, marca do Grupo Renault, aderiu ao projeto europeu CIRVE, criado para promover a e-mobilidade com a instalação de 40 estações de carregamento rápido ao longo das principais vias da Península Ibérica. Com esta parceria, a Mobilize está a contribuiu para acelerar a mobilidade livre de emissões de carbono.

Cofinanciado pela Comissão Europeia, o projeto CIRVE – acrónimo para “Corredores Ibéricos de Infraestruturas de Recarga Rápida de Veículos Elétricos” – começou no fim de 2015 e contou com um orçamento de 3,5 milhões de euros. O objetivo era criar uma rede que permitisse ligar a Península Ibérica a outros países da União Europeia.

PUB

Para além da Mobilize, o projeto de e-mobilidade tem como parceiros operadores de carregamento como a IBIL, que é líder do projeto, a EDP, a ENDESA, a GIC e a IBERDROLA, assim como a AEDIVE (a Associação Espanhola para o Desenvolvimento da Mobilidade Elétrica), o Centro Português para a Excelência e Inovação, o CEIIA, e o Grupo Renault, através da marca Mobilize.

PUB

Com o objetivo de demonstrar a interoperabilidade do projeto e também para inaugurar a rede CIRVE, parceiros conduziram um Renault ZOE E-Tech desde Lisboa até a Irun, no norte de Espanha e já perto da fronteira francesa. Com esta viagem, demonstrou-se que é possível fazer uma viagem transfronteiriça com um veículo 100% elétrico graças aos corredores ibéricos com carregamento rápido.

Em comunicado, a CEO da Mobilize, Clotilde Delbos, afirmou que é um orgulho fazer parte do projeto europeu.

PUB

A iniciativa “prova que os automóveis elétricos não se destinam apenas às cidades, mas também podem ser utilizados em viagens mais longas, através das fronteiras nacionais. A instalação de infraestruturas de carregamento, ao longo das autoestradas e vias principais, é uma parte essencial da implantação, em larga escala, da mobilidade elétrica e da consequente redução da pegada de carbono do sector automóvel.

 

Para simplificar a utilização de automóveis elétricos, a Mobilize lançou o Mobilize Charge Pass, um cartão que pode ser usado em mais de 260 mil pontos de recarga em toda a Europa. De momento, o serviço apenas está disponível em Espanha.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Concept Aura pretende eliminar a ansiedade do carregamento

Bridgestone aposta no aumento da rede de carregamento elétrico na Europa

Postos de carregamento elétrico ultrarrápidos chegaram à A2 em Grândola

COMPUTADOR DE BORDO

Veja como deve circular nas rotundas de forma correta (ciclistas também)

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?