Lightyear One quer ser o protótipo da eficiência energética

A Lightyear vai lançar no mercado o seu veículo elétrico (VE) solar One e a apresentação deste carro esguio cheio de paneis solares que preenchem capô, tejadilho e a secção traseira na zona do óculo faz-se com estatuto de recordista de eficiência energética anunciando até 725 km de autonomia.

Divulgado neste mês o teste feito em junho com o protótipo de validação, o Lightyear One conseguiu fazer um percurso de mais de 710 km com uma única carga sendo esta “a maior distância conseguida por um veículo elétrico com 60 kWh de energia”.

“A uma velocidade de 85 km/h, rodámos durante quase 9 horas seguidas com uma única carga. mesmos os carros elétricos mais eficientes do mercado consomem aos dias de hoje cerca de 50% mais energia a esta velocidade relativamente baixa.”

Para esta empresa sedeada na Holanda, trata-se de levar a eficiência energética de um VE ao nível acima: “Baixar o consumo de energia por km garante que se consegue imensa autonomia com uma bateria pequena.” Sendo as baterias o mais caro dos VE, o objetivo é conseguir veículos acessíveis em preço com uma grande autonomia.

VEJA MAIS

MAIS VISTAS